Posso usar carro híbrido apenas no modo elétrico? Veja se isso dá problema

Automóveis com motorização híbrida plug-in podem rodar alguns quilômetros em modo totalmente elétrico.

Os carros híbridos unem em um só projeto as vantagens trazidas pela eletrificação e os benefícios de um motor a combustão. Existem diferentes tipos de veículos nessa categoria, mas o híbrido plug-in (PHEV) é o mais interessante porque permite ao condutor trafegar em modo totalmente elétrico.

Um híbrido convencional (HEV) ou um micro-híbrido (MHEV), por exemplo, não é capaz de tracionar as rodas sem a ajuda do motor a combustão presente no powertrain. Por isso, esse é o principal diferencial da primeira variedade.

Muitas montadoras perceberam o potencial dos PHEVs e estão investindo em ampliar a autonomia do modo elétrico para trazer mais benefícios ao público.

Enquanto os primeiros carros com essa motorização rodavam cerca de 40 ou 50 km sem usar combustível, os mais atuais conseguem alcançar o dobro da distância. O BYD King, por exemplo, percorre mais de 100 km sem consumir nada.

Um carro híbrido plug-in costuma ser mais barato do que um elétrico puro (BEV), por isso a categoria desponta como uma alternativa viável aos que querem aproveitar a eletrificação. Mas será que tem algum problema em rodar só no modo elétrico?

Carro híbrido que só anda no modo elétrico pode estragar?

Foto: Ruslan Lytvyn/Shutterstock

Segundo Cassio Pagliarini, executivo da consultoria Bright Consulting, o proprietário dificilmente terá um problema com um automóvel híbrido, mesmo que opte por utilizá-lo sempre na configuração elétrica. Isso é possível quando ele roda poucos quilômetros por dia e não quer abastecer.

O especialista explica que o sistema do veículo tem recursos que impedem que o motor a combustão fique inativo por longos períodos, evitando problemas com as peças.

“O próprio veículo tem a rotina de ligar o motor a combustão sozinho após um certo número de minutos ou de horas. Mesmo que tenha a bateria elétrica 100% carregada todos os dias, o motor a combustão entra em funcionamento após tantas horas parado, e essa utilização é suficiente para fazer com que o motor se lubrifique, gire e distribua óleo por todos os lugares”, explica Pagliarini.

Ele alerta, no entanto, que o combustível pode estragar se ficar parado por muito tempo no tanque. Portanto, o motorista deve planejar-se para utilizar o produto antes do “vencimento” ou evitar o abastecimento com gasolina se quiser usar somente o propulsor elétrico.

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