Perdi a CNH e o CRLV, e agora? Saiba o que fazer para resolver
Além de muita frustração, perder os documentos pessoais e do carro também gera um prejuízo financeiro inesperado.
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento que comprova o direito de dirigir no Brasil e também pode ser usada na identificação pessoal do motorista. Perder esse comprovante é uma situação frustrante, mas deve ser resolvida com rapidez para evitar prejuízos maiores.
O mesmo não vale para a perda do Certificado de Licenciamento e Registro do Veículo (CRLV), documento que atesta que o veículo está em situação regular. Ele deixou de ser impresso em papel-moeda há algum tempo, então o condutor só precisa acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) para baixar e imprimir uma nova cópia.
A questão é que a carteira de motorista impressa pelo Detran, que também está disponível para download na mesma plataforma, é um documento pessoal e pode ser usada na aplicação de golpes. Por isso, a recomendação ao motorista é registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima assim que notar a perda.
Motorista sem CNH pode levar multa?
Foto: Shutterstock
O porte da habilitação impressa é dispensável somente quando o condutor tem acesso ao sistema informatizado, ou seja, se consegue apresentar a CNH Digital diretamente pelo celular. Apesar da possibilidade, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece que os órgãos tenham conectividade ao sistema em todos os lugares e a todo momento.
Caso não consiga acessar a plataforma, o motorista pode receber uma multa no valor de R$ 88,38 e três pontos na carteira, além de ter o veículo retido até a apresentação da mesma. Isso acontece porque dirigir sem habilitação é considerado uma infração de natureza leve.
Se o proprietário perdeu seus documentos, a recomendação é apresentar às autoridades o Boletim de Ocorrência com o relato do que ocorreu ou, simplesmente, a versão digital da CNH. Ele também precisa solicitar uma nova via, caso prefira ter sempre uma versão física da CNH em mãos.
No estado de São Paulo, a taxa de emissão e envio da CNH pelos Correios é de R$ 116,50, mas o valor varia em cada estado do país.