O que acontece quando você abastece um carro a gasolina com diesel?
Confusão entre os combustíveis na hora do abastecimento é mais comum do que se imagina e pode trazer consequências graves.
Os frentistas dos postos de gasolina brasileiros dificilmente confundem o combustível escolhido pelo motorista ao abastecer, mas essa situação ainda ocorre esporadicamente. Seja por pura confusão do profissional ou porque o condutor pediu o produto errado, há ocasiões em que o engano acontece.
Se você tem um carro flex e a troca foi entre gasolina e etanol, não existe nenhum problema. Mas o que acontece quando um veículo a gasolina é abastecido com diesel?
Embora tenham funcionamentos semelhantes, baseados na combustão interna e nos mesmos componentes, os motores a gasolina e diesel possuem algumas peculiaridades específicas. É devido a essas características próprias que o uso do combustível errado pode causar problemas.
O que acontece com o carro?
No motor projetado para receber gasolina, a mistura ar-combustível comprimida pelos pistões depende de uma faísca para inflamar, enquanto no propulsor a diesel o óleo é pulverizado diretamente no cilindro. Como ele está cheio de ar comprimido a altas temperaturas, a combustão ocorre de forma espontânea.
Ao colocar diesel em um carro a gasolina, não apenas ele não vai funcionar, como o filtro de combustível pode ficar entupido, devido ao primeiro ser mais espesso. Além disso, os injetores, feitos para atomizar a gasolina, que é líquida, ficam completamente danificados.
Ainda que o diesel conseguisse chegar ao motor, ele não queimaria de forma limpa e grudaria nos componentes, impedindo o veículo de rodar.
Como proceder após o erro?
Se não for possível evitar o erro, o mais importante é não dar partida no carro e buscar a ajuda de um mecânico o mais rápido possível. Caso o motorista ligue o veículo, ele irá desligar-se e ficar parado assim que a gasolina que estava no tanque acabar.
O processo para evitar a tragédia completa é drenar imediatamente o combustível incompatível. Falando de custos, pode-se somar aí os gastos com reboque até a oficina e mão de obra do mecânico, esta segunda ainda mais cara quando o diesel já atingiu a linha de combustível.
Portanto, a recomendação é jamais abastecer um automóvel a gasolina com diesel; caso contrário, ele pode acabar com problemas de combustão, acúmulo de resíduos e componentes danificados, além de um belo prejuízo no bolso.