Deixaram saudade? 5 itens dos carros antigos que foram abandonados e não existem mais

Recursos tecnológicos (ou não) presentes em modelos mais antigos ainda são lembrados com carinho pelos motoristas.

O universo automotivo está em constante atualização com a chegada de novas tecnologias, e prova disso é o desenvolvimento de sistemas modernos que tornam os veículos autônomos. Anos atrás, os itens “tecnológicos” presentes nos carros eram bem diferentes dos que vemos hoje.

Muitos desses equipamentos faziam sucesso e eram o sonho de consumo de muitos motoristas, mas caíram em desuso e os mais novos nem se lembram mais deles. Hoje, esses dispositivos seguem vivos apenas nos modelos mais antigos, sobretudo nos usados com mais tempo de fabricação ou em carros de coleção.

5 tecnologias automotivas que abandonaram os carros

Se você tem saudade dos bons tempos em que central multimídia era coisa de ficção científica, relembre alguns itens que equipavam os automóveis do passado:

1. Vidro quebra-vento e janela basculante

Foto: Shutterstock

Se hoje o ar-condicionado é um item de série na maioria dos automóveis, ele não era nem opcional antigamente. Para se refrescar, o motorista e o passageiro do banco dianteiro usavam os vidros quebra-vento, que eram abertos para fora, por meio de uma trava. Já os passageiros de trás utilizavam os vidros basculantes que equipavam muitos carros até a década de 1990.

O quebra-vento foi removido devido aos muitos casos de arrombamento e também por aumentar o risco de danos mais graves em acidentes. As janelas basculantes caíram em desuso com a chegada dos vidros elétricos nos bancos traseiros.

2. Lâmpada para leitura

Nos tempos em que a geolocalização era um trabalho que exigia o uso de mapas e guias, era necessária a existência de uma luz de leitura no veículo. Esse equipamento, que ficou obsoleto com o surgimento de celulares e aplicativos como Waze e Google Maps, não é mais encontrado.

3. Acendedor de cigarro e cinzeiro

Foto: Everyonephoto Studio/Shutterstock

Vivemos em tempos de campanhas de conscientização contra o uso do cigarro, mas há poucos anos os carros vinham com acendedor de cigarro e cinzeiro instalado. As fabricantes decidiram remover essa comodidade devido à redução no número de fumantes e também como forma de desincentivar o consumo do produto.

4. Relógio

Alguns veículos clássicos vinham com um relógio analógico para permitir que todos ficassem informados do horário. O item ficava no console de muitos modelos, mas, com o passar do tempo, deu lugar a versões digitais e, posteriormente, aos rádios.

5. Disqueteira

Foto: Divulgação/Mercedez Benz

Antigamente, não havia recursos como Bluetooth ou streaming de música para ouvir suas canções favoritas. O jeito era apelar para uma disqueteira, aparelho com capacidade para até 12 CDs que ficava no porta-malas ou no porta-luvas. O que tirou o produto do mercado foi o preço salgado.

você pode gostar também