Sacode a poeira! 4 dicas para conservar carros que ficam muito tempo parados

Máquina desenvolvida para rodar pode apresentar problemas quando fica parada por um período prolongado.

Os veículos são máquinas equipadas com motores, portanto, foram feitos para rodar. Apesar de isso parecer óbvio, muitos proprietários ainda deixam seus automóveis parados por muito tempo, algumas vezes por semanas e outras até por anos.

A recomendação é nunca deixar o carro parado por pouco mais de alguns dias, embora, por motivos diversos, os donos precisem desobedecer a essa orientação. O resultado do descanso prolongado são problemas, mesmo que o modelo possua uma mecânica confiável.

Por isso, se você tem um automóvel e precisa fazer uma viagem, deve adotar alguns cuidados especiais para não acabar enfrentando um grande prejuízo financeiro.

4 dicas para conservar um carro parado

Foto: Shutterstock

Como o desgaste não ocorre apenas em decorrência do uso excessivo, é necessário adotar algumas práticas para conservar os sistemas e as peças do carro que ficará parado na garagem.

A melhor forma de garantir esses cuidados é solicitar a ajuda de um amigo ou de outra pessoa que possa dar uma olhadinha no seu bem a cada poucos dias. Essa pessoa deverá garantir as seguintes condições de conservação:

1. Encontre uma garagem fechada e sem umidade

A ação de elementos naturais como sol, chuva e sereno, além das fezes de animais e da população, deteriora a pintura do veículo, resseca as borrachas e plásticos e até mesmo desgasta componentes internos da cabina. A primeira atitude preventiva é encontrar um abrigo fechado e sem umidade.

2. Calibre os pneus

Os pneus precisam estar calibrados, mesmo que o veículo esteja parado, já que a cinta de metal interna do componente pode ser deformada quando ele fica murcho por muito tempo.

3. Cuide da bateria

A bateria é um dos componentes que mais sofrem com a falta de uso. Mesmo desativada, o carro “puxa” uma pequena quantidade de energia aos poucos, o que aumenta o desgaste das células do item e diminui sua vida útil.

Para dar uma atenção especial à bateria, é importante solicitar que a pessoa ligue o veículo durante sua ausência. Contudo, se a viagem for muito longa, é necessário rodar um pouco com o automóvel para evitar a concentração da solução ácida presente no componente.

4. Fique de olho no ar-condicionado

Quando fica desligado por muito tempo, o equipamento pode acumular umidade nos dutos de ventilação interna, além de proliferar bactérias e fungos. Ao chegar em casa e ligar o ar-condicionado do carro, o motorista ainda terá de lidar com um odor extremamente desagradável.

Assim, o jeito é pedir ao amigo que ligue o dispositivo por cerca de 10 minutos para assegurar o acionamento do sistema de lubrificação. Em seguida, ele precisa deixar o climatizador ventilando com a temperatura quente para secar as peças internas e eliminar eventuais microorganismos.

Outras recomendações

É importante pedir ao colega “babá” do carro que mantenha o freio de estacionamento (freio de mão) acionado e que faça pequenos passeios para utilizar o combustível do tanque, cuja validade é de cerca de três meses.

Também vale a pena observar o óleo do motor e manter o veículo limpo para evitar o acúmulo de sujeira nas peças internas.

você pode gostar também