Carro sem combustível na rua: motorista paga multa e perde pontos na carteira; veja o valor
Motorista que não observa o marcador do painel acusar que o nível de combustível está baixo pode ser punido com multa.
Um carro exige uma série de cuidados rotineiros para evitar problemas e multas, como manutenção nos prazos corretos e combustível suficiente para fazer o trajeto pretendido. Quando o motorista não planeja bem o abastecimento, pode acabar passando por uma pane seca.
A pane seca é causada pela falta de combustível e resulta em diversos prejuízos ao veículo e ao condutor. Um deles é a multa, já que ficar sem gasolina no meio da via é considerado uma infração média, conforme previsto no artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O motorista flagrado nessa situação precisa pagar uma multa no valor de R$ 130,16, além de ter 4 pontos adicionados à sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o veículo removido do local.
Por que essa multa existe?
Foto: George Trumpeter/Shutterstock
Que atire a primeira pedra o motorista que não deixou para abastecer depois e acabou rodando na reserva tentando encontrar um posto de combustível para não ficar no meio da rua. Quem já foi multado devido a essa atitude imprudente certamente pensa duas vezes antes de adiar o abastecimento. Porém, outros condutores se importam menos com o problema.
A questão é que essa situação não gera apenas um prejuízo individual, mas também pode formar congestionamentos e até ocasionar acidentes, sobretudo em locais de trânsito mais intenso. Sem conseguir sair da pista, o veículo se torna um obstáculo perigoso, importunando e colocando em risco outras pessoas.
É por isso que a prática da pane seca precisa ser caracterizada como infração: para penalizar quem causa esse caos na via.
Como lidar com a pane seca?
No caso de o carro ficar sem combustível, a primeira medida é procurar o local seguro mais próximo para estacionar, preferencialmente no acostamento ou próximo ao meio-fio. Em seguida, é necessário sinalizar o local com um triângulo e manter o pisca-alerta ligado.
O passo seguinte é retirar os ocupantes do carro e encontrar uma maneira de abastecer o tanque, seja procurando um posto sozinho ou solicitando serviços e empresas de delivery.
A dica geral para o motorista é se programar para evitar a todo custo essa situação. Contudo, como nem tudo é perfeito, o condutor pode reduzir os danos e se livrar da multa, evitando que o automóvel sem combustível impeça a circulação de outros veículos.