Scooter, street, trail… Conheça todas as categorias de motos e suas principais características
Assim como os carros, as motocicletas também são classificadas por segmento a partir de sua configuração.
Os carros possuem categorias como hatch, SUV e sedã, mas isso quase todos os motoristas já estão cansados de saber. A surpresa para muitos é que as motocicletas também possuem categorias, embora todas sejam construídas sobre duas rodas.
Entender essas subdivisões é importante para escolher o modelo ideal na hora de comprar e também pode ser interessante para “tirar onda” em um papo informal com os amigos.
É possível que você já tenha ouvido as palavras custom, big trail e scooter, mas nunca parou para pensar sobre o significado delas. Aprenda agora sobre as categorias das motos.
Guia para entender os tipos de motos
Diversos itens diferenciam os veículos de duas rodas, como a cilindrada, a presença ou ausência de carenagens, o tipo de chassi, a posição de pilotagem e o estilo. Veja as categorias de moto existentes:
1. Scooter
PCX 2023 (Foto: Divulgação/Honda)
Tecnicamente, as scooters não são consideradas motos devido à posição de pilotagem: enquanto na primeira o piloto fica sentado, na segunda ele precisa estar montado.
Além disso, esses modelos não possuem pedais de marcha e freio, ou seja, são obrigatoriamente automáticos. Quase sempre, elas também possuem um compartimento sob o banco e são bastante econômicas.
2. Street (City)
Honda CG 160 (Foto: Divulgação/Honda)
Conhecidas como street ou city, essas motos são projetadas para o trânsito das cidades e normalmente oferecem motor entre 110 cm³ e 300 cm³. De mecânica mais simples, preço acessível e consumo mais baixo, elas são ideais para se locomover no trânsito de grandes cidades.
Uma de suas principais vantagens é a manutenção barata, sendo fácil encontrar peças de reposição no mercado. A moto campeã de vendas do Brasil é uma street, a Honda CG 160.
3. Naked
Yamaha MT-10 (Foto: Divulgação/Yamaha)
As pequenas esportivas não possuem a carenagem frontal que equipa as motos de velocidade como forma de melhorar a aerodinâmica. É daí que vem o nome naked (“pelada”, na tradução para português).
Essas motos são oferecidas em diversos tamanhos, com motores de 300 cm³ e 1000 cm³, e apesar de compactas, conseguem atingir altas velocidades. Uma de suas principais características é o ronco do motor, sem deixar de citar o consumo de combustível mais elevado.
4. Sport
Kawasaki Ninja H2R (Foto: Divulgação/Kawasaki)
As verdadeiras esportivas são as mais rápidas entre todas as categorias, característica que vem da combinação de motores potentes e aerodinâmica. Algumas delas atingem com facilidade os 300 km/h, outras mais atuais ultrapassam os 400 km/h.
Esse é um dos estilos mais chamativos de motos e tem todas as suas peças pensadas para aguentar o desempenho dos motores, inclusive sistemas de freios, suspensão, pneus e chassi. As capacidades ficam em torno de 600 cm³ até 1200 cm³.
5. Trail
Yamaha Lander 250 (Foto: Divulgação/Yamaha)
Outro tipo de moto é a trail, indicada para o piloto mais alto que busca conforto. As pequenas trilheiras oferecem um banco mais alto, distância mínima do solo e suspensões mais elevadas, bom para quem tem pernas maiores.
Apesar do nome, nem todas as trails aguentam terrenos mais desafiadores porque são equipadas com motor 160, assim como as streets. Aquelas com propulsor 300 já conseguem entregar mais na terra.
6. Big trail
Tiger 900 GT Aragón Edition (Foto: Divulgação)
Se o intuito é sair da estrada, a moto big trail é a escolha ideal. Essa categoria de veículos com motores grandes, normalmente acima de 650 cm³, é muito buscada pelos pilotos que querem conforto off-road e mais tecnologia.
A ergonomia dessas motos é a melhor entre as subdivisões e elas também oferecem alta tecnologia. Outra vantagem é que a trilheira mais parruda também roda tranquila no asfalto.
7. Custom
Royal Enfield Shotgun 650 (Foto: Divulgação)
As motos do tipo custom são mais personalizadas, imponentes e clássicas. Ideais para longas distâncias, elas são desenhadas para deixar as pernas e os braços esticados, em formado de “C”, o que permite ao piloto uma condução mais relaxada.
Elas não são pensadas para a alta velocidade, e sim para serem mais confortáveis em longas distâncias. Dentro dessa categoria, existem subdivisões como chopper, café racer, scrambler e bobber.
8. Turing
Harley-Davidson CVO Road Glide (Foto: Divulgação/Harley-Davidson)
Fechando com chave de ouro, as turing foram separadas da categoria custom porque possuem algumas diferenças importantes. Esses modelos são basicamente carros sobre duas rodas devido à grande capacidade de carga e tanque, sem falar nos motores superpotentes (mais de 1200 cm³) e no torque alto.
Elas são ideais para viagens de longa distância e por isso possuem itens como malas, caixa de som, marcha ré e airbag. Também podem ser chamadas de Bagger, Dresser ou Grã-Turismo (GT).