Por que carros autônomos enfrentam tantos desafios no Brasil?
Veículos criados como promessa de revolução na forma como nos locomovemos ainda não circulam no Brasil.
As montadoras e empresas de tecnologia iniciaram uma nova corrida no setor automotivo: a dos carros autônomos. A busca por soluções de mobilidade deu origem a essa solução capaz de reduzir acidentes, melhorar o trânsito e realizar múltiplas atividades durante o deslocamento.
Praticamente todas as marcas desenvolvem projetos de sistemas para viabilizar o lançamento de veículos que dispensam o motorista na condução. Outras grandes empresas, como Uber e Alphabet, dona do Google, também estão na disputa. E o Brasil, como entra nessa corrida dos carros autônomos?
Se o estágio atual dessa tecnologia ainda é inicial ao redor do mundo, por aqui as coisas estão um pouco mais atrasadas. Além disso, existem algumas barreiras para que os automóveis possam dirigir completamente sozinhos um dia.
Cenário atual dos carros autônomos
O Brasil conta com apenas um modelo autônomo de produção nacional, o Hitech Electric e.coTech4, fabricado desde 2020 pela empresa paranaense. Trata-se de um compacto com velocidade máxima de 50 km/h e autonomia de até 100 km por carga.
Contudo, o veículo foi desenvolvido para circular no interior de grandes fábricas, e não nas ruas e estradas. Ele também não serve para realizar trabalhos como entregar dentro da cidade.
Ao contrário do Brasil, veículos com sistema autônomo já operam em países como EUA, China e parte da Europa, mas também no ritmo abaixo do esperado por quem olhava a tecnologia do passado.
Os primeiros a testemunhar protótipos de carros autônomos previam que eles estariam nas ruas a partir de 2020 e dominariam o mercado na década seguinte. Hoje, as companhias que projetam esses sistemas nem gostam mais de estimar quando um carro 100% autônomo estará nas ruas.
Um modelo totalmente capaz de dispensar o motorista em qualquer situação (automação de nível 5) deve demorar a surgir, mas marcas como Volvo, BMW e Mercedes-Ben estão prestes a lançar carros autônomos de nível 4.
Com essa tecnologia, o carro pode levar o usuário de uma cidade a outra sem precisar de interferência humana. Ela é ideal para uso em estradas e pode ser uma solução para quem quer viajar em transporte individual sem dirigir.
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Desafios dos carros autônomos no Brasil
Por aqui, existem ao menos cinco grandes barreiras para esses sistemas, sendo a legislação de trânsito a primeira delas. É necessária uma revisão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além da aprovação de novas regulamentações específicas para permitir a chegada da novidade.
Outro grande empecilho aos carros autônomos no país é a falta de infraestrutura adequada para receber esses produtos, como uma rede de comunicação de alta velocidade.
Também é importante citar o baixo investimento em pesquisa e desenvolvimento, educação e capacitação. Sem profissionais capacitados trabalhando para criar soluções e superar os desafios que surgem, é praticamente impossível fazer uma mudança tão grande no trânsito.
Ainda nesse sentido, vale citar a insuficiente colaboração entre o governo, as empresas e as instituições de pesquisa. A troca de conhecimento a partir de parcerias público-privadas é um passo ideal para acelerar a chegada dos carros autônomos no Brasil.