Andar com carro sujo dá multa? Motoristas ficam CHOCADOS com a resposta
Existem situações em que a sujeira deixa de ser inofensiva e, sim, pode se transformar em uma infração gravíssima.
Rodar com o carro sujo não é incomum para os motoristas brasileiros, especialmente para aqueles que precisam enfrentar dias de chuva, poeira e lama com o veículo. No entanto, será que o excesso de imundície pode fazer o condutor levar uma multa?
A manutenção por meio da limpeza é essencial para mantê-lo em bom funcionamento e em condições de garantir a segurança necessária ao trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que automóveis em mau estado de conservação podem, sim, gerar penalidades.
Claro que a sujeira leve não é motivo para a aplicação de multas, mas existem situações em que ela pode se transformar em uma infração gravíssima. É o caso, por exemplo, de quando fica difícil para as autoridades distinguir a cor e o modelo.
Penalidades para donos de carros sujos
Foto: Shutterstock
Se você circular pelas vias do país com o automóvel completamente imundo, saiba que pode ser punido severamente pela má conservação do seu veículo.
Dependendo do estado em que se encontra, o dono pode ser punido por infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, o carro pode ser retido para regularização como medida administrativa.
É óbvio que a poluição das ruas e o barro fora de estrada são inevitáveis; então, estamos falando disso. Para considerar o automóvel em condições inapropriadas, a imundície precisa ser mais intensa.
Uma questão mais grave é a cobertura da placa. Se o carro está completamente sujo de barro, a ponto de impedir a identificação dos caracteres no momento da fiscalização pelos agentes, a infração torna-se gravíssima. Neste caso, a multa é de R$ 293,47, mais sete pontos na CNH.
Cabe lembrar ainda que a limpeza do automóvel é essencial para seu bom funcionamento, sobretudo porque as partículas de sujeira podem entrar nos componentes e causar danos a eles. Portanto, é melhor cuidar da conservação do seu carro se não quiser ter um baita prejuízo.