Concorrentes? Caoa Chery e Jaecoo venderão o mesmo carro, mas com nomes diferentes
SUV grande será vendido concomitantemente pelas duas marcas chinesas no mercado brasileiro.
A chegada de novas montadoras chinesas ao Brasil promete agitar o mercado com mais competitividade no segmento de eletrificados, mas o que ninguém esperava é que duas rivais decidiriam vender o mesmo carro. É isso que está nos planos da Caoa Chery e da novata Omoda e Jaecoo.
A última vez em que duas fabricantes colocaram um automóvel idêntico à venda ao mesmo tempo foi com os irmãos de pais diferentes Dodge Journey e Fiat Freemont.
Durante o lançamento do Tiggo 8 Pro, a Caoa Chery confirmou a chegada do Tiggo 9, que já havia sido anunciado pela Jaecoo durante o Festival de Interlagos com o simples nome de 8. No final das contas, trata-se do mesmo modelo, mas com nomenclaturas diferentes.
Tiggo 9 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)
O Tiggo 9 ou Jaecoo 8 foi lançado na China em 2023, sendo o maior SUV em produção pela Caoa Chery. Construído sobre a mesma plataforma do Tiggo 8 e do Tiggo 7, a T1X, ele tem 4,82 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,69 m de altura e 2,82 m entre-eixos.
Jaecoo 8 (Foto: Divulgação/Omoda e Jaecoo)
Motorização diferente
Para diferenciar seus carros uns dos outros, as montadoras devem apostar em motorizações variadas, incluindo conjuntos mecânicos híbridos e uma versão a gasolina.
Uma das promessas da Omoda e Jaecoo para o Brasil é oferecer apenas carros eletrificados. Isso significa que o Jaecoo 8 provavelmente será um híbrido plug-in equipado com motor 2.0 de quatro cilindros turbo, o Kungpeng Super Intelligent Hybrid, que rende até 1.300 km com um tanque. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,5 segundos.
Assim, o diferencial do Tiggo 9 em relação ao concorrente pode ser a variante com motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina, com saída quadrupla de escapamento e apelo mais esportivo. Com esse conjunto, o carro deve rivalizar com o Jeep Commander Blackhawk e o VW Tiguan R-Line.