BYD supera Honda e Nissan no mercado mundial. Como estão as vendas no Brasil?
Consultoria divulga dados que apontam a BYD como a sétima montadora mais vendida do planeta no segundo trimestre.
As grandes montadoras de veículos com presença mundial encontraram na BYD uma concorrente de peso em muitos mercados, inclusive no Brasil. Auxiliada por subsídios do governo chinês, a gigante do ramo automotivo desenvolve carros elétricos com rapidez e tecnologias difíceis de comparar.
A força da marca ficou ainda mais visível em uma pesquisa divulgada pela consultoria Marklines. Segundo o levantamento, a chinesa já vende mais unidades do que Honda e Nissan, duas famosas fabricantes japonesas. No segundo trimestre de 2024, a BYD se tornou a sétima maior montadora de veículos do mundo.
O resultado foi impulsionado pelo crescimento nos emplacamentos de elétricos, que alcançaram alta de 40% no período, para 980 mil unidades emplacadas. No mesmo período de 2023, a marca vendeu 700 mil carros e chegou ao décimo lugar no ranking global.
Na China, a montadora vendeu cerca de 35% mais veículos eletrificados em junho. Já a Honda teve queda de 40% no volume de emplacamentos no país asiático no mesmo mês.
O desempenho positivo da BYD tem despertado a atenção dos governos dos Estados Unidos e de alguns países da União Europeia, que começam a criar medidas para dificultar sua operação em seus mercados. A Europa, por exemplo, criou uma tarifa adicional de impostos que pode superar os 36%.
Fábrica da BYD (Foto: Nach-Noth/Shutterstock)
Situação da BYD no Brasil
Aqui em nosso país, a marca chinesa ainda não vende tanto quanto Honda ou Nissan, mas avança a passos largos. Ela é a décima montadora mais vendida do Brasil, enquanto as concorrentes ocupam a nona e a oitava posição, respectivamente.
De janeiro até a metade de agosto, a BYD emplacou um total de 42,8 mil unidades, contra 52,5 mil carros da Honda e 56,2 mil da Nissan.
Para tentar conter as concorrentes chinesas, as fabricantes tradicionais apoiam a ampliação da taxação de veículos importados anunciada pelo governo federal.
Mesmo com as tentativas vindas das rivais, a BYD se prepara para inaugurar sua primeira fábrica de veículos no Brasil, uma planta localizada em Camaçari, na Bahia. O início da produção nacional deve deixar a marca em uma posição ainda mais privilegiada no ranking brasileiro.