Carro perde a garantia se a revisão for feita fora da concessionária?
Revisões periódicas necessárias para manter o veículo em bom funcionamento podem ameaçar a cobertura da garantia.
Quitar o financiamento está longe de ser a única preocupação do motorista brasileiro quando ele compra um carro zero-quilômetro. Há os gastos com combustível, os eventuais defeitos e as manutenções periódicas previstas no manual do proprietário.
Essas despesas exorbitantes motivam muitos a abandonar o sonho do automóvel novo para colocar na garagem um modelo seminovo ou usado.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), as vendas de usados somaram 1,73 milhões de unidades nos primeiros dois meses do ano, enquanto os carros novos ultrapassaram pouco mais de 307 mil emplacamentos no mesmo período.
A tranquilidade de que o veículo não apresentará nenhum defeito oculto é uma das grandes vantagens de optar por um modelo zero. Para mantê-lo em perfeitas condições, é impossível negligenciar as famosas revisões periódicas, recomendadas a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.
A questão é que alguns proprietários não querem fazer essa manutenção na rede da concessionária e optam por escolher uma oficina de sua preferência. Essa decisão pode levar à perda da garantia de fábrica do automóvel?
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Revisão fora da concessionária
O manual do proprietário tem a resposta para essa pergunta relacionada à perda da garantia. Primeiro, é preciso entender que existem dois tipos de cobertura: a prevista por lei (90 dias) e a contratual, oferecida pela montadora além do prazo previsto no Código de Defesa do Consumidor.
No caso dos carros da Fiat, a perda ocorre “quando não são observadas as condições previstas no livreto de garantia do veículo”. O documento, por sua vez, diz que “a Stellantis não se responsabiliza pela garantia de peças e acessórios não genuínos instalados no veículo.”
“A instalação inadequada de peças e acessórios pode acarretar danos à carroceria, não sendo passíveis de cobertura de garantia”, afirma o manual do Argo.
Outro ponto de atenção é que o “serviço de Manutenção Programada é prestado por toda a Rede Assistencial Fiat, com tempos prefixados”. Em outras palavras, pode haver perda de cobertura caso a manutenção seja feita fora da rede autorizada.
A situação é semelhante à dos carros da Citroën, mas neste caso a montadora explicita que a perda ocorrerá “apenas se houver relação entre o problema apresentado pelo veículo e a ausência de revisão periódica e/ou reparo/manutenção realizados fora da rede de concessionárias“.
De forma geral, as montadoras se resguardam de responsabilidade por serviços feitos por terceiros, uma vez que não podem garantir o seguimento das normas e procedimentos adotados em sua rede de concessionárias.