Não deixe passar! Como saber se seu carro foi convocado para recall
Proprietário não pode obter o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) quando existe um recall pendente.
A legislação brasileira proíbe, desde 2021, o licenciamento de veículos com recall pendente. Em outras palavras, o proprietário não pode obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que comprova que a situação está regularizada, caso não atenda ao chamado da montadora.
Sem o licenciamento, o motorista corre o risco de levar multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de ficar sujeito à apreensão do carro. Ele também não pode vender o bem, uma vez que fica impedido de transferir a propriedade.
Além disso, muitos recalls são feitos pelas marcas por questões de segurança, como a troca de alguma peça ou sistema cuja falha coloca em risco o motorista e os passageiros.
Embora seja um tanto inconveniente, a recomendação ao proprietário é sempre atender às convocações do fabricante e procurar a concessionária para realizar o reparo ou a troca solicitados. O processo é sempre gratuito para o consumidor.
Como saber se meu carro foi chamado para recall?
Foto: Virrage Images/Shutterstock
Apesar da possibilidade de sanar o defeito de fábrica gratuitamente em lojas oficiais autorizadas, milhares de motoristas circulam pelas vias do país com veículos problemáticos.
Um exemplo de campanha oficial que resultou na convocação de milhões de carros foi o da marca japonesa Takata, fabricante dos airbags que causaram mortes em diversos países, inclusive no Brasil. Por aqui, cerca de 2,5 milhões de carros de 17 montadoras ainda utilizam os equipamentos de segurança perigosos porque não fizeram a troca.
Para descobrir se o seu veículo tem algum chamado de recall, é só acessar o Portal de Serviços da SENATRAN (Secretaria Nacional de Trânsito) e fazer uma consulta.
É necessário informar o número do chassi ou da placa para obter informações sobre recalls de veículos divulgados pelas montadoras a partir de 17 de março de 2011, que ainda constam como pendentes. Outra forma de obter informações sobre as convocações é acessar o site da própria fabricante.
Seja qual for o canal escolhido, o mais importante é comparecer à concessionária quando seu veículo for convocado para evitar prejuízos e riscos.