Por que os pneus novos têm ‘pelinhos’? Saiba a razão por trás disso
Pequenos filamentos de borracha parecidos com pelinhos chamam a atenção dos compradores.
Os pneus são itens essenciais para o funcionamento e a segurança de qualquer veículo automotor, o que significa que sua manutenção deve ser uma prioridade para o motorista. Mas o assunto de hoje não é o cuidado com o componente, e sim o seu visual.
Embora mantenham basicamente a mesma estrutura desde sua invenção, os pneus ficaram cada vez mais tecnológicos com o passar dos anos, e hoje existem até produtos que rodam por dezenas de quilômetros mesmo furados.
Uma coisa que pouco mudou é o detalhe dos “cabelos”, aqueles pequenos filamentos de borracha na superfície do produto que se assemelham a pelos. Para que serve esse elemento curioso?
Qual a função dos ‘pelinhos’ nos pneus dos veículos?
Foto: Shutterstock
Os pelos nos pneus surgem do processo de fabricação. A Renault explica que esses cabelos aparecem durante a produção, uma vez que para fabricar um pneu, a borracha é introduzida em um molde e a pressão do ar tem a função de distribuir o líquido por todo ele.
Quando o calor e a pressão do ar são aplicados no material, são criadas bolsas de ar entre a borracha e o molde.
Para garantir que a cobrirá completamente o molde, o excesso de ar é liberado por meio de canais de ventilação localizados nas bordas do pneu.
À medida que o ar sai por eles, surgem os “cabelos”, formados por minúsculos pedaços de borracha que se solidificam e ficam presos após a remoção do molde.
Estes pelos não possuem nenhuma função específica no componente, sendo apenas uma característica do processo de fabricação. Mesmo assim, o que não faltam são mitos sobre uma suposta serventia.
Existem motoristas que afirmam ser necessário remover os cabelos do pneu manualmente antes do uso, enquanto outros dizem que não se deve retirá-los de forma alguma. A verdade é que eles desaparecem com o desgaste natural, não sendo necessário nenhum método adicional ou preocupação quando isso acontece.
O mais importante é escolher o pneu correto para garantir segurança, desempenho e eficiência ao seu veículo. Essa escolha vai além da aparência, devendo ser baseada em tamanho, condições climáticas, informações técnicas e confiabilidade da marca.