Qual a vida útil da bateria de um carro elétrico? Adianto: não é para a vida toda
Preocupação da maioria dos proprietários, a bateria tem uma durabilidade média que depende do material de fabricação.
Quem sonha em ter um carro elétrico ou já até realizou esse sonho tem uma preocupação bem comum: a vida útil da bateria. O componente, que representa boa parte do preço do veículo, vai perdendo sua capacidade ao longo do tempo, o que reduz a autonomia.
As baterias de veículos elétricos possuem uma boa durabilidade e são produzidas a partir de diversos metais, como lítio, níquel, manganês e cobalto. O lítio é bastante popular devido à sua boa capacidade de armazenar energia, mas o níquel e o manganês se destacam pela vida útil e melhor estabilidade.
Já o uso do cobalto está em baixa porque o elemento tem alto custo e um impacto ambiental maior do que as demais opções.
Os modelos mais antigos eram produzidos com íon-lítio, mas hoje a indústria foca no desenvolvimento de novas tecnologias, como as baterias em estado sólido. Elas prometem oferecer mais segurança, energia e sustentabilidade à indústria.
Durabilidade da bateria
Foto: Shutterstock
Estudos estimam que as baterias duram entre 10 e 20 anos, conforme o uso do carro elétrico. Já a garantia oferecida pelas montadoras gira em torno de 8 anos ou 120 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro.
É comum que a proteção da garantia termine antes do fim da vida útil do produto, afinal, a marca não quer ter que custear a troca para seus clientes.
A boa notícia é que uma pesquisa feita nos Estados Unidos apontou que apenas 13% dos elétricos fabricados em 2015 ou mais antigos precisaram trocar a bateria. Entre os modelos de 2016 em diante, só 1% realizou a substituição.
No caso dos veículos elétricos do ano de 2011, cerca de 30% trocaram o componente, mas isso é considerado normal para um modelo com 13 anos de uso.
Muitos fatores influenciam na vida útil, como o carregamento rápido, que pode acelerar a degradação da bateria. Ela também sofre o efeito das condições climáticas, uma vez que tanto o frio extremo quanto o calor excessivo podem causar danos.
Outro ponto que impacta na durabilidade da bateria é o uso diário do veículo elétrico. Nele, entram subfatores como regime de carga e descarga, estilo de condução e práticas de carregamento.