Cara de Cybertruck: Xpeng revela carro voador que mistura SUV e drone
Conceito divulgado pela divisão de veículos voadores da Xpeng é um modelo com seis rodas com espaço para drone de passageiros.
Os carros voadores ainda não são algo tão comum no mundo, mas muitas empresas entraram na corrida para desenvolver seus modelos. Uma delas é a fabricante chinesa de carros elétricos Xpeng, que cria seus projetos por meio da divisão de veículos voadores AeroHT.
A grande novidade da montadora é o Land Aircraft Carrier (“porta-aviões terrestre”, em tradução literal), um tipo de SUV de seis rodas que vem com um drone para passageiros no porta-malas. O visual, de forma geral, remete muito a picape Cybertruck da Tesla.
Financiamento e fabricação
O projeto do veículo foi apresentado em outubro de 2023, mas sua primeira aparição pública acaba de acontecer. Os testes devem durar mais alguns meses, pelo menos até o início da pré-venda, estimada para algum momento entre novembro e dezembro deste ano.
O fundador e CEO da AeroHT, Zhao Deli, afirmou que o preço do carro voador deve ficar entre US$ 200 mil e US$ 280 mil, cerca de R$ 1,2 milhão e R$ 1,57 milhão na conversão sem impostos.
Segundo o executivo, a empresa arrecadou US$ 150 milhões (cerca de R$ 842 milhões) em uma nova rodada de financiamento público iniciada em março, valor que garante o início da fabricação do produto em outubro, em Guangzhou.
‘Carro voador’ da AeroHT
Foto: Divulgação/Xpeng
O Land Aircraft Carrier tem um visual semelhante a um drone da DJI, com capacidade para transportar dois ocupantes, sendo um piloto e um passageiro. Já a “nave-mãe” pode levar até cinco pessoas e tem porte similar ao de picapes médias.
A cabine do veículo voador oferece visibilidade de 270º, sendo composta por duas portas transparentes e um para-brisa. Já o equipamento de voo é formado por dois pares de braços duplos com quatro conjuntos de hélices no total, além de rotores e motores elétricos com muita fibra de carbono.
A empresa garante que qualquer pessoa interessada pode se habilitar para o voo após um treinamento de 3 horas, graças ao auxílio eletrônico e ao manche único do módulo. Com apenas um toque, a decolagem e o pouco passam do comando manual para o autônomo.
Em uma mescla de Cybertruck com um SUV, a aeronave tem rotores e hélices dobráveis para transporte no porta-malas do Crossover, uma mistura entre a picape Tesla Cybertruck com um SUV, no que a AeroHT chama de “design cyber-mecha”.
A parte traseira tem dupla abertura: a parte final do teto se levanta e as outras duas portas menores e verticalizadas se abrem lateralmente. O veículo tem capacidade off-road com seu sistema 6×6.
Segundo a fabricante, a autonomia do crossover chega a 1.000 km para urbano e rodoviário (ciclo chinês), próxima à de uma picape grande como Ford F-150. Ele tem capacidade de recarregar de 30 a 80% em 18 minutos, podendo fazer “de 5 a 6 ciclos de voo” com a bateria cheia.
O primeiro voo tripulado do Land Aircraft Carrier será realizado no dia 12 de novembro, na Zhuhai Air Show. A pré-venda começa em dezembro e as primeiras entregas estão previstas para 2026.