Panasonic vai produzir células de bateria para carros elétricos da Tesla

A fabricante japonesa revelou a bateria 4680 que alimentará os carros da Tesla e terá cinco vezes mais capacidade de armazenamento.

Esta é a primeira vez que a Panasonic apresenta a bateria 4680. A Panasonic construiu uma linha de teste para o novo produto no início deste ano. 4680 refere-se às dimensões da bateria: 46 milímetros (1,6 pol.) de largura por 80 mm (3,1 pol.) de altura.

A Tesla afirma que haverá um aumento de 100 vezes na produção de baterias até 2030 graças ao novo tipo de bateria, e que o novo design de célula produz seis vezes a potência das células atuais.

A empresa é uma das únicas montadoras que usa células cilíndricas, e a capacidade adicional de energia da nova célula 4680 não é mágica, é simplesmente muito maior do que as atuais que a Tesla emprega. Em uma base puramente de volume, o 4680 é 5,5 vezes maior do que as 2170 células atualmente usadas nos pacotes de bateria dos Modelos 3 e Y e 8,0 vezes maior do que as 18650 células usadas nos Modelos S e X.

O chefe de operações de bateria da Panasonic, Kazuo Tadanobu, disse: “Desenvolvemos isso por causa do forte desejo do mercado e achamos que isso só pode levar a laços mais fortes.” A Panasonic tem uma fábrica de baterias em Nevada, que fornece produtos para a Tesla Gigafactory.

2022

De acordo com Electrek, a Tesla afirma que os primeiros veículos com as células de bateria 4680 serão entregues no próximo ano. Junto com a construção das baterias 4680 para a Tesla, a Panasonic também fornecerá baterias para a startup elétrica americana Canoo.

As baterias irão alimentar o Lifestyle Vehicle que Canoo prevê iniciar a produção no quarto trimestre de 2022, com a empreiteira holandesa VDL Nedcar construindo o veículo semelhante a uma van para os mercados europeu e americano.

Canoo disse que escolheu as baterias Panasonic – que não serão do formato 4680 específico do Tesla – por sua confiabilidade comprovada.

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