Qual a melhor velocidade para economizar combustível? VW responde

Rodar com o veículo em determinada velocidade reduz o consumo de combustível e te fazer economizar, segundo a Volkswagen.

O motorista brasileiro está sempre em busca de truques e estratégia para economizar combustível, principalmente quando os preços sobem. A despesa com o veículo impacta bastante o orçamento de milhões de famílias e poupar pode fazer toda a diferença.

Existem algumas maneiras eficazes de reduzir ao máximo as idas ao posto, como manter a manutenção do carro em dia, escolher produtos de qualidade e evitar o uso excessivo do ar-condicionado.

Porém, o assunto de hoje é uma prática simples e sem custo que pode contribuir com a redução no consumo a partir de uma mudança na forma como o motorista dirige.

Um dos fatores que influencia diretamente no gasto de combustível é a velocidade em que o condutor guia seu veículo, embora a maioria das pessoas raramente dê atenção a isso. Se o objetivo é poupar, é melhor começar a observar o velocímetro.

Velocidade ideal para economizar gasolina ao dirigir

A Volkswagen divulgou algumas dicas para os consumidores que querem evitar que a gasolina desapareça do tanque com rapidez. Essa é uma missão que exige apenas mais atenção do motorista, especialmente em relação ao que não fazer no trânsito.

Segundo a montadora, manter uma velocidade ideal pode otimizar o consumo. Mas qual é a marca recomendada? Entre 50 km/h e 70 km/h, sempre constante, evitando acelerações e freadas bruscas.

Já nos percursos mais longos, como viagens em rodovias, a orientação é manter uma velocidade constante de até 90 km/h.

Foto: Shutterstock

Práticas que aumentam o consumo de combustível

Além de manter dentro do intervalo de velocidade ideal, o condutor deve evitar algumas práticas que promovam o desperdício de gasolina e comprometem a autonomia do carro. Um exemplo é aquecer o motor por mais de um minuto, algo desnecessário, já que o veículo consome 100 ml a cada 10 minutos parado.

Também é bom evitar carregar itens desnecessários no porta-malas porque o consumo aumenta 2% a cada 50 kg extras.

Evite ainda deixar o ar-condicionado ligado por muito tempo ou de forma desnecessária, pois a prática pode elevar o gasto de combustível em 10%. Além disso, acelerar de forma brusca a partir de uma parada aumenta em até 50% no consumo em comparação a uma aceleração gradual.

você pode gostar também