Prática de usar vinagre nos pneus do carro: acerto ou pode invalidar a garantia?
Motoristas descobrem técnica que deixa o componente brilhante de novo, mas ela pode ser perigosa para o bolso.
O vinagre ganhou uma nova utilidade que vai além das receitas na cozinha e começou a ser utilizado nos pneus dos carros. Conhecido por suas propriedades desengordurantes e desinfetantes, o produto pode ser um aliado nos cuidados, mas uma fabricante alerta para os perigos.
O truque é aplicar o líquido nos pneus para deixar o item mais limpo e brilhante, como se tivesse acabado de sair da fábrica. Há quem diga que ele pode aumentar a vida útil do componente, uma vez que elimina graxa, detritos e outras substâncias prejudiciais à borracha.
Como usar vinagre nos pneus?
Para realizar a limpeza, os entusiastas da ideia utilizam apenas vinagre branco ou de maçã, água morna e um pano ou esponja macia. Após lavar os pneus para remover a sujeira superficial, é só aplicar o produto com a ajuda de um borrifador, aguardar alguns minutos e enxaguar bem.
O resultado pode ser visto logo após a aplicação: os pneus ficam limpos e brilhantes, como se fossem novos.
Segundo os defensores do truque, o ingrediente ajuda na proteção contra ressecamento e rachaduras porque possui pH ácido, o que equilibra o pH alcalino da borracha. Outro benefício é seu alto potencial de ação contra o aparecimento de bolor e mofo.
Foto: Shutterstock
Usar vinagre nos pneus pode ser arriscado?
À medida que as receitas utilizando vinagre para a limpeza aparecem, os fabricantes começam a se preocupar com a tendência.
Segundo Rodrigo Falcão, gerente de produto de pneus passeio da Goodyear do Brasil, o ácido acetílico presente no ingrediente pode danificar as propriedades da borracha com o passar do tempo, levando à perda da garantia de fábrica.
“A maneira mais correta de se limpar os pneus é com sabão neutro e água. Pela propriedade das borrachas, a utilização de qualquer tipo de produto químico pode danificá-las e culminar na perda da garantia”, explica.
A Goodyear, no entanto, não apresenta nenhum estudo que comprove o potencial do vinagre de danificar os pneus.