Renault Kwid é um hatch disfarçado? Veja o que torna um carro um SUV
Conheça os critérios estabelecidos pelo Inmetro para classificar um carro como veículo utilitário esportivo (SUV).
Você já se perguntou por que alguns veículos são considerados SUVs, mesmo que, na prática, pareçam mais com hatches elevados? Um exemplo intrigante dessa classificação é o Renault Kwid, que, em outros tempos, teria sido apenas um hatch compacto e competiria com outros modelos de entrada.
Com suas dimensões reduzidas e motor de baixa cilindrada, o pequeno francês se apresenta com tração dianteira e pneus convencionais, características comuns a muitos compactos. No entanto, para o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), essas especificações não impedem que ele seja rotulado como um veículo utilitário esportivo.
Mas quais critérios fazem um carro se encaixar nessa categoria?
Características que definem um SUV
Foto: Armands Photography/Shutterstock
Para ser considerado um utilitário esportivo, um veículo deve atender a determinados requisitos. O Inmetro estabelece cinco características principais que um carro deve ter:
-
Vão livre do solo: um SUV deve ter, no mínimo, 20 cm de altura entre a carroceria e o solo, considerando a medição em toda a extensão entre os eixos.
Distância sob os eixos: a distância entre o solo e as partes mais baixas sob os eixos traseiro e dianteiro deve ser de pelo menos 18 cm, levando em conta as peças de suspensão.-
Ângulo de ataque: o ângulo de ataque, que mede a inclinação do eixo até a ponta do para-choque, deve ser igual ou superior a 23º.
Ângulo de saída: o ângulo de saída, que se forma entre a roda e a ponta do para-choque traseiro, precisa ser de pelo menos 20º.
Ângulo de transposição de rampa: esse ângulo tem que ser maior ou igual a 10º para garantir a capacidade de transpor obstáculos.
Um veículo precisa atender a pelo menos quatro dessas cinco características para ser classificado como SUV. E, surpreendentemente, o Renault Kwid se encaixa em quase todas elas.
Foto: Divulgação/Renault
Portanto, mesmo que o carro francês seja um hatch na essência, ele possui as especificações necessárias para ser considerado um SUV, segundo as normas do Inmetro. Essa classificação pode ser vista como uma estratégia de marketing, mas também levanta questões sobre o que realmente define um veículo utilitário esportivo.