BMW começa a produzir o novo i4 na Alemanha
A BMW iniciou a produção em série do novo i4 na fábrica de Munique, de onde o Série 3 e o Série 4 Grand Coupé também saem.
A BMW iniciou a produção em série do novo i4 na fábrica de Munique, de onde o Série 3 e o Série 4 Grand Coupé também saem. Isso foi relatado pela empresa alemã junto com várias fotos do processo de produção onde algumas unidades são observadas na fase de montagem final e em suas duas versões, eDrive 40 e M50 xDrive, o primeiro elétrico em que a divisão Motorsport trabalhou no seu desenvolvimento e afinação. Vale lembrar que seu sistema de propulsão é fabricado no complexo industrial Dingolfing, enquanto em Munique é montado com a carroceria.
O i4 foi lançado no início de junho. O modelo com motor a combustão, mantém a enorme e polêmica grade dupla em forma de rim, embora neste caso seja totalmente carenada, já que em seu interior abrigam sensores e radares para seus avançados sistemas de assistência à direção.
Os faróis são semelhantes aos do coupé, embora no perfil incorpore uma espécie de barbatana lateral em forma de L com uma moldura azul. Essa tonalidade também está presente na grade, nos faróis e no para-choque traseiro. Por fim, os aros são especialmente projetados, com raios mais largos, para aumentar sua eficiência aerodinâmica.
A novidade, além da mecânica, está no interior, já que ao contrário do Série 4 incorpora o novo BMW Curvey Display, que como o próprio nome indica é uma enorme tela curva – na verdade são duas, juntas, de 12, 3″ e 14,9″ – substituindo o painel de instrumentos convencional e sistema multimídia.
Pra falar a verdade, a ideia não é nova e já existem várias marcas que estão adicionando este tipo de aparelhos, mas a da marca se destaca suas capacidades, facilidade de uso e funções, com reconhecimento gestual e de voz, tecnologia de inteligência artificial e vários mais recursos. Aos poucos, ele será introduzido em todos os produtos da empresa.
Outras características particulares são os numerosos detalhes em azul -cor que identifica a gama i-, o novo controle de clima automático de três zonas com um filtro de nanopartículas – que remove pólen, poeira e bactérias- e, claro, inúmeros auxiliares de condução.
Quanto à sua mecânica, como apontamos anteriormente, o i4 estará disponível em duas versões, eDrive 40 e M50 xDrive. O primeiro é movido por um motor elétrico localizado no eixo traseiro que desenvolve 340 cv e 430 Nm, mantendo a tradicional tração traseira.
Ele pode acelerar de 0 a 100 km / h em 5,7 segundos e sua velocidade máxima é limitada a 190 km / h. O segundo, que leva o selo M, tem dois motores – um em cada eixo – que juntos entregam 544 cv e 795 Nm de torque, neste caso com tração nas quatro rodas. Ele acelera de 0 a 100 km / h em 3,9 segundos e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente de 225 km / h.
Em relação à potência, ambas as versões possuem uma bateria de íon-lítio de 80,7 kWh que dá um alcance de 590 quilômetros ao eDrive 40 e 510 quilômetros ao M50 xDrive. Ambos possuem um carregador opcional de 11 kW que pode recuperar até 80% da capacidade em meia hora.
Sua chegada às concessionárias europeias e norte-americanas ocorrerá no final do ano.