Não seja enganado: 10 armadilhas mais comuns em postos de combustíveis
Aprenda a se proteger e garantir combustível de qualidade.
Abastecer o veículo é uma rotina para a maioria dos motoristas brasileiros, mas, infelizmente, essa atividade simples pode se transformar em um verdadeiro pesadelo se não tomarmos cuidado.
Apesar de a maioria dos postos de combustível atuar corretamente, existem aqueles que aplicam golpes e enganos para aumentar sua rentabilidade à custa dos clientes.
Conheça as 10 armadilhas mais comuns que os motoristas devem estar atentos para evitar prejuízos e garantir que o combustível que abastecem é realmente o que estão pagando.
10 armadilhas nos postos para ter cuidado
Foto: Shutterstock
1. Combustível batizado
Um dos golpes mais comuns é o chamado “combustível batizado”, onde os comerciantes adulteram o combustível para aumentar sua margem de lucro. Isso pode incluir a adição de água à gasolina ou aumentar a quantidade de etanol na gasolina.
Para proteger os consumidores, a legislação permite que o motorista solicite testes de qualidade no combustível. Esteja atento e não hesite em exigir essa verificação.
2. O golpe da “caneta”
Este golpe é ainda mais traiçoeiro. Quando fiscalizações são realizadas, o posto pode abrir uma tampa no chão, onde um dispositivo especial é utilizado para apresentar uma amostra de combustível limpo.
Logo abaixo, há um reservatório que contém o combustível adulterado. Esse tipo de manipulação é criminoso e requer vigilância constante por parte dos consumidores.
3. Dedo de ouro
Essa maracutaia envolve uma parceria entre o frentista e o posto. O atendente pode afirmar que o óleo do veículo está “preto” ou que o nível do óleo é baixo, ao fazer um truque com a vareta de medição. Fique atento às recomendações e, sempre que possível, peça uma segunda opinião de um mecânico de confiança.
4. A famosa “Bomba Branca”
Quando você abastece em um posto com a bandeira de uma marca tradicional, fique atento: a ANP permite que bombas de outras procedências sejam utilizadas. Isso significa que você pode estar abastecendo com combustível de baixo padrão sem saber.
Escolha postos que você confia e que têm a reputação mantida ao longo dos anos.
5. A perigosa presença do metanol
A mistura de metanol com etanol, embora proibida, ainda é uma prática em alguns postos. O metanol é tóxico e pode causar sérios problemas de saúde.
Exigir comprovantes de qualidade e realizar testes em laboratórios sempre que tiver uma suspeita pode ser um bom caminho para evitar esse risco.
6. Bandeira branca
Postos que não ostentam bandeira de grandes marcas são mais livres para escolher seus fornecedores, o que não significa necessariamente que são menos confiáveis.
Um posto “bandeira branca” pode sim oferecer combustíveis de qualidade, portanto, analise a reputação do posto antes de formar uma opinião.
7. Gasolina aditivada: atenção à qualidade
Nem toda gasolina rotulada como aditivada contém os aditivos verdadeiros. A falta de fiscalização rigorosa da ANP nesse aspecto significa que você pode estar apenas abastecendo com uma gasolina comum.
Uma alternativa é comprar um produto de aditivo separado, que pode ser virado no tanque.
8. Bomba baixa
Uma prática ilícita que alguns postos utilizam é configurar a bomba para registrar um volume maior do que o de fato está sendo entregue. Essa manipulação pode passar despercebida na fiscalização. Escolher postos que você conhece bem pode ajudar a evitar essa armadilha.
9. Preço irreal
Os preços promocionais muitas vezes são apenas uma isca. Um combustível que parece mais barato na vitrine pode exigir o uso de aplicativos ou cartões específicos, sendo uma prática considerada ilegal. Esteja atento ao que está sendo oferecido e sempre verifique as condições.
10. Posto pirata
Existem postos que imitam grandes marcas para enganar consumidores desavisados. Estes “postos piratas” podem parecer autênticos, mas vendem produtos de qualidade duvidosa e, claro, esse engano é ilegal. Escolha sempre postos com reconhecida credibilidade.
Conhecer os golpes e fraudes mais comuns que ocorrem em postos de combustível é um passo fundamental para proteger seu bolso e seu veículo.
Sempre que possível, busque referência sobre o posto antes de abastecer, e não hesite em questionar sobre a qualidade dos produtos.