Não é a China! Qual país tem carros elétricos como maioria em sua frota?

País com objetivo de eliminar a venda de novos carros a gasolina até 2025 parece estar perto de atingir sua meta.

Quando se fala em carros elétricos e suas tecnologias cada vez mais avançadas, o primeiro país que vem à mente é a China. A nação asiática é o berço da maioria das principais montadoras dedicadas aos modelos eletrificados, como BYD, GWM e Chery.

Porém, um pequeno país escandinavo localizado no extremo norte da Europa tem se destacado no cenário automobilístico global: a Noruega.

A Noruega está prestes a realizar um feito notável ao alcançar uma frota maior de veículos elétricos (EVs) do que de carros movidos a gasolina. Este avanço ressalta o forte compromisso da nação com a sustentabilidade e a inovação tecnológica no mercado automotivo.

A aposta em carros elétricos

Carros elétricos em Oslo, capital da Noruega (Foto: Baloncici/Shutterstock)

De acordo com a análise recente da Bilbransje24, feita a partir de dados do Road Traffic Information Council (OFV), a Noruega alcançou uma impressionante participação de mercado de 94% para carros elétricos novos em agosto deste ano. Esse crescimento robusto nos EVs destaca o objetivo do país de eliminar a venda de novos carros a gasolina até 2025, uma meta que está rapidamente se tornando uma realidade.

Atualmente, o número de carros elétricos em circulação no país europeu é de 751.450, enquanto os veículos a gasolina somam aproximadamente 755.244 unidades.

A diferença está diminuindo rapidamente, pois os EVs estão sendo vendidos a uma taxa de cerca de 10 mil unidades por mês, enquanto as vendas de carros a gasolina estão quase estagnadas.

A Noruega também conta com cerca de 208 mil híbridos plug-in e 156 mil híbridos não plug-in, evidenciando uma clara preferência por automóveis mais ecológicos.

Fatores que impulsionam a popularidade dos EVs

Diversos motivos contribuem para a ascensão dos carros elétricos na Noruega. O governo norueguês oferece incentivos significativos, como isenções fiscais e acesso a faixas exclusivas de tráfego, tornando os EVs uma opção atraente para os consumidores.

Além disso, a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos no país é ampla e eficiente, facilitando a recarga e a operação dos modelos.

A transição também está gerando impactos visíveis em várias áreas. A demanda por combustíveis fósseis tem diminuído, afetando diretamente as vendas de combustíveis para motores convencionais. Embora os veículos a diesel ainda estejam presentes, com cerca de um milhão de unidades em circulação, sua popularidade está em declínio desde seu pico em 2017.

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