Verdade ou mentira: motores 1.0 turbo são melhores que os antigos 2.0?
Confira uma análise técnica e detalhada dos motores 1.0 turbo atuais e antigos propulsores aspirados de 2.0, 1.8 e 1.6.
Os motores 1.0 turbo têm se destacado no mercado automotivo atual, equipando diversos hatches, sedãs compactos e SUVs. Entretanto, muitos entusiastas ainda defendem os antigos propulsores aspirados, como os famosos 2.0, 1.8 e 1.6.
A fim de comparar essas opções, analisamos a potência e o torque dos conjuntos 1.0 turbo modernos em relação aos produtos do passado dentro da gama de algumas das principais montadoras.
Vamos explorar os números e o desempenho de cada um para fazer essa comparação.
Motores 1.0 turbinados atuais vs. propulsores 2.0 do passado
Fiat
A Stellantis incorporou o 1.0 turbo em seus veículos atuais, como Fiat e Peugeot. Esse propulsor entrega 130 cv (etanol) / 125 cv (gasolina) a 5.750 rpm, com torque de 20,4 kgfm para ambos os combustíveis.
No passado, a Fiat utilizava o motor 1.6 eTorQ em modelos intermediários, que produzia 117 cv (etanol) / 115 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque de até 16,8 kgfm. Claramente, o motor 1.0 turbo oferece melhor desempenho.
Peugeot
O motor 1.6 EC5 foi utilizado até recentemente em modelos como 208 e C4 Cactus. Ele produzia 118 cv (etanol) / 115 cv (gasolina) a 5.750 rpm, com torque de até 15,5 kgfm. Novamente, o motor 1.0 turbo se destaca no desempenho geral.
Volkswagen
A Volkswagen já experimentou motores 1.0 turbo no Gol e na Parati nos anos 2000, sem muito sucesso. Porém, desde 2015, modelos como o Up! TSI, o Polo, o Virtus, o T-Cross e o Nivus adotaram essa tecnologia.
O motor 1.0 TSI 200, de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus, entrega 128 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) a 5.500 rpm, com torque de 20,4 kgfm a 2 mil rpm para ambos os combustíveis.
Comparado ao antigo 2.0 8v EA113, que gerava 120 cv (etanol) / 116 cv (gasolina) com torque de até 18,4 kgfm, o 1.0 turbo mostra-se claramente superior.
Chevrolet
Na Chevrolet, o motor 1.0 turbo equipa modelos como Onix, Onix Plus e Tracker, entregando 116 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm, com torque de 16,8 kgfm (etanol) / 16,3 kgfm (gasolina) a 2 mil rpm.
O Chevrolet Spin atual ainda utiliza o propulsor 1.8 aspirado, que gera 111 cv (etanol) / 106 cv (gasolina) a 5.200 rpm e torque de até 17,7 kgfm. No entanto, o 1.0 turbo mostra-se superior na maioria dos aspectos.
A partir desta análise, podemos dizer que os motores 1.0 turbo de hoje oferecem maior potência e torque em comparação aos antigos propulsores aspirados, além de menor consumo de combustível e emissões poluentes. Mesmo assim, há quem não abra mão dos clássicos.