É verdade que os motores 1.0 turbo superam os antigos aspirados 2.0?
Motores 1.0 turbo têm demonstrado superioridade em potência e torque, desafiando antigos propulsores aspirados de maior cilindrada.
Os motores 1.0 turbo estão ganhando popularidade no mercado automotivo. Modelos como hatches, sedãs compactos e SUVs adotaram essa tecnologia, substituindo propulsores aspirados maiores, como os antigos 2.0, 1.8 e 1.6, que antes dominavam a indústria.
A evolução dos motores turbinados tem gerado discussões entre os entusiastas de automóveis. Muitos ainda defendem os propulsores maiores, mas uma análise dos números revela o potencial dos 1.0 turbo, que são mais eficientes e oferecem melhor desempenho.
Neste artigo, vamos explorar como empresas renomadas, como Volkswagen, Stellantis e Chevrolet, têm incorporado propulsores 1.0 turbo em seus modelos. Compararemos dados de potência e torque com os conjuntos aspirados do passado.
Volkswagen: tradição e inovação
A Volkswagen introduziu o motor 1.0 turbo nos modelos Gol e Parati nos anos 2000. Em 2015, o up! TSI trouxe novamente essa tecnologia. Hoje, Polo, Virtus, T-Cross e Nivus utilizam o 1.0 TSI.
O motor 1.0 TSI 200 entrega 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de torque de 20,4 kgfm a 2 mil rpm. É um desempenho superior ao do sistema 2.0 EA113, que desenvolvia até 120 cv e torque em faixas mais altas.
Stellantis: comparativo entre Fiat e Peugeot
Na Stellantis, o motor 1.0 turbo atualmente utilizado em modelos da Fiat e Peugeot oferece 130 cv com etanol e 125 cv com gasolina. O torque é de 20,4 kgfm, disponível em uma faixa mais baixa.
Em comparação, o 1.6 eTorQ da Fiat alcançava 117 cv e 16,8 kgfm, enquanto o 1.6 EC5 da Peugeot entregava 118 cv e 15,5 kgfm, ambos com etanol. Os motores turbinados oferecem mais potência e torque, contribuindo para um melhor desempenho.
Chevrolet: evolução de potência
Os atuais modelos Onix, Onix Plus e Tracker da Chevrolet recebem o motor 1.0 turbo, que entrega 116 cv e torque de 16,8 kgfm. Comparado com o motor 1.8 aspirado da Spin, ainda em uso, o 1.0 turbo oferece maior potência.
Embora o motor 1.8 desenvolva maior torque com etanol, a faixa de potência do 1.0 turbo é superior, demonstrando a eficiência dessa tecnologia.
Assim, os motores 1.0 turbo têm se mostrado superiores em potência e torque, além de oferecerem menor consumo de combustível. Essa evolução tecnológica indica um futuro promissor para os propulsores menores e mais eficientes.