Sintomas que indicam que a embreagem do seu carro está ruim
Se o carro gira muito, mas não ganha velocidade, as marchas entram abruptamente ou se percebemos fortes vibrações ou rangidos ao pisar no pedal da embreagem, estamos diante de alguns desses sinais.
Cada vez mais carros são equipados com trocas de marchas automáticas, especialmente porque esse tipo de caixa de câmbio é usado por carros eletrificados. Mas uma alta porcentagem de motoristas ainda prefere as trocas manuais considerando que assim eles têm ‘mais controle’ sobre o veículo (além de serem mais baratos na hora de comprar o carro).
Nesse caso, você deve prestar atenção ao estado da embreagem, pois ela pode perder eficiência com o tempo.
É um elemento mecânico que transmite a potência do motor para a caixa de câmbio do próprio veículo e permite, manualmente, que a rotação do motor do carro possa ser separada ou unida à transmissão, liberando assim o movimento em direção às rodas, caso uma marcha esteja engatada.
A duração da embreagem é muito influenciada pelo fabricante e pela qualidade da embreagem e pelo uso e tipo de condução que temos.
Uma embreagem em mau estado afeta o sistema de transmissão do motor, “o que afeta a segurança na condução e a durabilidade de elementos-chave como o motor ou a caixa de câmbio”, segundo os principais fabricantes de peças e componentes.
Assim, é recomendável ficar atento a alguns sinais que indicam que a embreagem está chegando ao fim de sua vida útil.
Um desses sintomas é que o carro gira muito, mas não ganha velocidade. Nesses casos, a embreagem pode escorregar e os revestimentos dos discos podem estar desgastados. Além disso, em algumas ocasiões, isso gera um cheiro bastante característico.
Outro sinal é que as marchas dão errado, abruptamente. O motorista percebe aspereza na operação da alavanca de câmbio ao inserir ou retirar a marcha e, às vezes, até mesmo um ruído de atrito metálico ao mesmo tempo.
Da mesma forma, se ao soltar o pé da embreagem , seu curso é mínimo e o carro tende a começar a se mover rapidamente, estamos diante de outro sinal de que a embreagem está em mau estado; assim como estamos se forem sentidas fortes vibrações do jogo, bem como rangidos ao pisar no pedal da embreagem, o que pode significar que o colar precisa ser substituído.
Além disso, a transformação que os motores estão sofrendo devido às regulamentações antipoluição, como tamanho menor, menor cilindrada, maior potência e maior eficiência, provoca um aumento nas vibrações na cadeia cinemática, o que reduz a vida útil do embreagem.
Para resolver isto, os fabricantes de equipamento original desenvolveram novos conceitos e componentes que permitem a estas novas gerações de veículos garantir uma condução confortável e eficiente, absorvendo as vibrações geradas pelo motor.
Dicas para evitar o desgaste da embreagem
A embreagem é um elemento de desgaste, que aumenta em situações de condução agressiva ou abrupta, em estradas irregulares ou asfalto em mau estado, ao conduzir com trânsito intenso ou ao arrancar em subidas.
O mais aconselhável é realizar uma manutenção completa do sistema de transmissão -conjunto de embreagem, volante bimassa, mancal mecânico ou mancal hidráulico-, e no caso de ter que substituir algum dos elementos do sistema, é aconselhável substituir todos aqueles que foram afetados pela deterioração.