Como os estacionamentos ajudam a reduzir a poluição nas cidades
O tempo que passamos procurando estacionamento é aproximadamente 25% do tempo que passamos a bordo, podendo até aumentar nos horários de pico
O futuro da mobilidade e, consequentemente, das cidades sustentáveis é evitar ao máximo a circulação desnecessária de carros pelo centro das cidades e oferecer alternativas tecnológicas, eficientes e ecologicamente corretas, segundo Parclick, aplicativo de referência em estacionamento.
A empresa, após uma pesquisa, chegou à conclusão de que grande parte dos motoristas pesquisados os considera vitais, tanto para a mobilidade quanto para a sustentabilidade da cidade. Além disso, 64,3% dos pesquisados acreditam que não há estacionamentos suficientes nas cidades.
Por outro lado, 69,6% dos motoristas se posicionam como defensores dos estacionamentos como medida de redução das emissões dos centros das cidades.
Neste sentido, a Parclick insiste que o processo de procura de estacionamento é um dos momentos da condução em que mais CO2 é emitido. De fato, de acordo com um estudo, o tempo que passamos procurando estacionamento é aproximadamente 25% do tempo que passamos a bordo, podendo até aumentar nos horários de pico.
Seria vital aumentar o número de vagas de estacionamento disponíveis nas áreas mais congestionadas das cidades e oferecê-las ao usuário de forma acessível, algo para o qual a tecnologia é essencial. “É preciso oferecer a esses motoristas, que precisam usar o carro todos os dias, uma alternativa para evitar passar grande parte do tempo ao volante procurando estacionamento, pois, segundo diferentes especialistas, esse momento pode ter um impacto negativo em sua saúde aumentando o estresse a que estão expostos”, explica Luis Paris, CEO da empresa e fundador.
É uma evidência que em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro a tendência tende a reduzir, cada vez mais, o número de vagas de estacionamento de superfície por vários motivos. O futuro da mobilidade urbana passa pela disponibilização de mais lugares de estacionamento, mas não necessariamente através da construção de novos estacionamentos e sim tornar mais eficiente a utilização dos que já existem.
“Temos um grande número de estacionamentos de escritórios nos centros das cidades que são subutilizados. Por este motivo, na Parclick propôs torná-los mais eficientes e para isso desenvolvemos tecnologias que estão a disponibilizar estas vagas ao público”, afirma Paris.