O carro voador que até James Bond gostaria de dirigir
A Bellwether Industries testou com sucesso o primeiro protótipo Volar, um supercarro com conotações futuristas.
A introdução de protótipos de carros voadores não é novidade. De fato, no ano passado muitos projetos de estilo futurista viram a luz, mas a realidade é que seus projetos deixaram um pouco a desejar, pois as empresas prestaram mais atenção ao desempenho do que às aparências. Agora, a Bellwether Industries apresentou um modelo eVTOL que, esteticamente, encantaria o próprio James Bond.
A empresa britânica, especializada em mobilidade aérea urbana, testou com sucesso um primeiro protótipo, fabricado na escala 1:2, do Volar, nome com o qual batizaram este supercarro voador, uma opção pouco original, diga-se de passagem. Oito voos de teste foram realizados em Dubai.
Embora muitos dos detalhes técnicos permaneçam em sigilo, a Bellwether agora está realizando vários voos de teste de um modelo de demonstração em meia escala. Um porta-voz da empresa disse que planeja lançar um vídeo desse protótipo em voo no final deste mês, que deve responder pelo menos algumas perguntas sobre operação e propulsão.
O Bellwether Volar será pioneiro em uma “nova categoria de jatos particulares urbanos, que possui um sistema de propulsão oculto, um perfil muito compacto, um corpo de elevação” e uma maneira segura de viajar dentro e ao redor de uma cidade.
A versão monolugar do Bellwether Volar parece um cruzamento entre um carro de corrida de F1 e um avião de combate. Eventualmente, a empresa planeja ter um modelo de quatro ou cinco lugares.
O desempenho projetado do eVTOL, se for lançado, combinará com a aparência elegante. O demonstrador é um de dois lugares, mas o projeto final será um de quatro ou cinco lugares que levantará 1.320 libras e navegará a 3.000 pés e 135 mph, de acordo com Kai-Tse Lin , diretor de operações e cofundador da Bellwether.