Usar chinelo para dirigir: o que a lei realmente diz sobre isso?
Por mais que muitos pensem que não, dirigir descalço é, sim, permitido.
Em países tropicais como o Brasil, os chinelos são uma escolha prática de vestimenta devido ao conforto e praticidade que oferecem, especialmente em dias quentes. No entanto, quando se trata de dirigir, é essencial saber se essa escolha é permitida pelas regras de trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é que define normas específicas para os motoristas, as quais abrangem desde a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) até as infrações.
Muitos condutores, no entanto, desconhecem os detalhes dessas regras, incluindo o uso de chinelos ao volante. Nesse mesmo sentido, algumas considerações devem ser feitas ao escolher o calçado para dirigir caso você queira evitar penalidades.
Calçados permitidos e proibidos ao dirigir
O artigo 252 do CTB aborda a questão de dirigir com calçados inadequados, estipulando que é proibido o uso de modelos que não se firmem aos pés ou que comprometam o manejo dos pedais.
Conforme o código em questão, utilizar calçados como rasteirinhas, sandálias de dedo e slides, que não se fixam adequadamente nos pés, representa uma infração de natureza média. Essa infração acarreta 4 pontos na carteira de habilitação e uma multa no valor de R$ 130,16.
No entanto, chinelos com alças no tornozelo, papetes ou sandálias como Crocs são considerados seguros para dirigir. Estes modelos garantem maior estabilidade ao permitir que o calçado se fixe nos pés, minimizando riscos durante a condução.
Dirigir descalço é permitido?
Surpreendentemente, o CTB não proíbe explicitamente o motorista de conduzir descalço. O foco é evitar calçados que possam causar instabilidade.
Assim, dirigir descalço é permitido, enquanto o uso de salto alto é contraindicado, pois limita o controle e a flexibilidade do condutor.
Confira algumas dicas de segurança que também servem para evitar multas:
- Mantenha um calçado seguro no veículo para emergências.
- Opte por sapatos que não limitem a mobilidade dos tornozelos.
Por fim, ter um par de calçados adequados no carro pode evitar problemas em fiscalizações.
Escolher o calçado certo para dirigir garante segurança e tranquilidade, não apenas evitando multas, mas também prevenindo possíveis acidentes no trânsito.