IPVA: Motoristas de qual estado pagam o imposto MAIS CARO do Brasil?
Capital registrou o maior valor de IPVA por veículo e habitante em 2023, contribuindo fortemente para a arrecadação nacional.
O Estado de São Paulo destacou-se em 2023 pelo valor mais elevado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Brasil, segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).
Divulgado em 6 de setembro, o levantamento revelou que o montante arrecadado em São Paulo representou uma parcela significativa do total nacional.
O estudo apontou que, em média, cada veículo paulista pagou R$ 851,23 em IPVA, enquanto a contribuição média por habitante foi de R$ 637,44.
No total, o Estado arrecadou R$ 28,3 bilhões, correspondendo a 35% do IPVA nacional, que somou R$ 81,02 bilhões.
Aumento da arrecadação e impacto da pandemia
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A arrecadação de IPVA no Brasil aumentou 23,58% em 2023, comparada ao ano anterior. O presidente do IBPT, João Eloi, atribuiu esse crescimento significativo principalmente ao aumento dos preços dos veículos durante a pandemia de COVID-19 e aos reajustes ocorridos ao longo do ano.
Apesar de São Paulo liderar em valores, o Amazonas teve o maior crescimento percentual na arrecadação, com alta de 48,15%. Outros estados, como Minas Gerais e Pará, também registraram aumentos consideráveis.
Estados como Piauí, Rio Grande do Sul e Acre tiveram aumentos menos expressivos na arrecadação de IPVA. O Piauí apresentou o menor crescimento, de 4,33%, e também registrou o menor valor médio por veículo, de R$ 361,90.
Aspectos metodológicos do estudo
O IBPT baseou sua análise em dados populacionais do IBGE, informações da frota de veículos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a arrecadação de IPVA fornecida pelo Confaz. Essa combinação de fontes permitiu uma visão abrangente sobre a distribuição e impacto do IPVA nos estados brasileiros.
Por fim, o peso do IPVA no bolso dos paulistas é considerável, refletindo no cenário econômico e fiscal do estado.
Este estudo revela a disparidade na arrecadação e nos valores pagos entre os estados, evidenciando a influência dos preços dos veículos e das políticas tributárias locais.