5 carros produzidos no Brasil, mas que brasileiros não podem ter
Indústria automotiva do Brasil se destaca com produção voltada para mercados internacionais, incluindo América Latina, Europa e EUA.
O Brasil é um importante polo na indústria automotiva mundial, sobretudo porque muitos veículos fabricados no país são destinados ao mercado externo. Carros produzidos nas fábricas brasileiras chegam a diversas regiões, como América Latina, Europa e Estados Unidos.
O processo de exportação desses automóveis envolve adaptações específicas, principalmente na motorização. Enquanto no mercado interno predominam os motores flex, para a exportação, as montadoras adotam configurações diferentes.
Entre esses modelos, destacam-se cinco carros que ganham especial atenção.
Diferenças nos modelos exportados
A seguir, exploramos os detalhes dos automóveis produzidos no Brasil exclusivamente para outros países, com motorização e características únicas que os distinguem das versões vendidas por aqui.
Ram 700
No México, a Strada brasileira é vendida como Ram 700, seguindo a linha de nomenclatura americana. Este utilitário apresenta versões de cabine simples ou dupla.
As modificações incluem mudanças na grade e emblemas, mantendo sua essência utilitária. Outros países sul-americanos recebem a Toro como Ram 1000.
Hyundai Creta 1.5 CVT
O Hyundai Creta exportado para a Argentina conta com um motor 1.5 aspirado e câmbio CVT, diferente das opções disponíveis no mercado brasileiro. O modelo nacional oferece motores mais potentes e câmbio automático tradicional.
Volkswagen T-Cross 170 TSI
Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Volkswagen T-Cross é enviado para toda a América Latina. Este SUV possui motor 170 TSI, ao contrário do modelo brasileiro, que utiliza o motor 200 TSI.
A versão exportada oferece câmbio manual de cinco marchas, enquanto no Brasil, a frenagem autônoma de emergência vem de série.
Renault Kardian 1.6
No México, o Renault Kardian é vendido com motor 1.6 16v SCe e câmbio manual de cinco marchas. Enquanto no Brasil são oferecidas versões automáticas do modelo, o mercado mexicano prefere motores aspirados para as versões de entrada.
Citroën C3 1.2
O Citroën C3 fabricado no Brasil é exportado para a Argentina, onde utiliza o motor 1.2 Puretech importado da França. Embora o propulsor 1.0 Firefly seja popular no Brasil, o modelo exportado oferece alternativas como o 1.6 16v em algumas versões.
A indústria automotiva brasileira continua a fortalecer sua presença global por meio de uma produção adaptada às preferências de diferentes mercados.
A exportação desses modelos destaca a capacidade do Brasil em entregar produtos de qualidade, atendendo às necessidades específicas de cada país.