Volkswagen Golf GTI 380: adeus ao câmbio manual
É uma edição especial que celebra o último ano de produção do hatchback esportivo com a clássica caixa manual.
A Volkswagen lançou nos Estados Unidos o Golf GTI 380, edição especial que celebra a herança da caixa manual nos hatchbacks esportivos da marca, que abrange o último ano de produção do Golf GTI e R com três pedais; no futuro, serão apenas automáticos.
O nome “380” foi inspirado no código interno do modelo Mk8 (geração atual) e é uma homenagem à edição especial GTI 337 (quarta geração) que surgiu em 2002.
Por fora, o “hot hatch” da montadora alemã tem a cor exclusiva “Cinza Grafite Metálico” junto ao teto e capas dos retrovisores em preto brilhante, que se estende até as rodas de alumínio de 19 polegadas (as mesmas do Golf R 20th). Edição de aniversário).
Interior e preço
No interior, a edição especial presta homenagem à história do GTI através de um botão de caixa manual inspirado em uma bola de golfe, detalhe encontrado em todas as gerações do GTI (não mostrado). Além disso, o estofado pode ter o clássico tecido xadrez ou couro.
Mantém a mecânica conhecida, que inclui o motor 2.0 (EA888) de quatro cilindros que entrega 245 cavalos e 370 Nm e é combinado com a caixa manual de seis marchas, presente pela última vez no Golf GTI que, futuramente, será utilizado apenas o DSG automático (dupla embreagem) com sete marchas. Somado a isso está o amortecimento adaptativo.
O novo Volkswagen Golf GTI 380 será comercializado no mercado norte-americano com preço inicial de US$ 32.485, podendo ir até US$ 40.625 dependendo do nível de acabamento escolhido.