Jeep Compass: SUV atinge 450 mil unidades produzidas em Pernambuco
O SUV da empresa americana atingiu este novo valor de produção quase seis anos após a sua estreia.
A Stellantis continua comemorando marcos na fábrica de Pernambuco e principalmente na Jeep: aos números de produção e vendas do Renegade somamos agora também os do Compass, que recentemente atingiu 400 mil unidades vendidas só no Brasil.
Nesta ocasião, o SUV atingiu 450 mil unidades fabricadas no complexo industrial do país vizinho, de onde é fornecido tanto para o mercado interno quanto para exportação para toda a América do Sul.
Vale ressaltar também que a fábrica pernambucana foi a primeira a produzir a segunda geração do Compass, já que posteriormente foram acrescentadas fábricas na Índia, China, Itália e México. Este novo marco foi alcançado quase 6 anos após o seu lançamento regional, em 2016.
Com a sua última reestilização apresentada em abril de 2021, recebeu uma importante atualização a nível geral, com uma reformulação bastante profunda no setor dianteiro. Os faróis foram levemente redesenhados – agora são mais finos e contam com projetores de LED – e a grade recebeu novos acabamentos – tipo cromado ou diamante, dependendo da versão.
As maiores novidades estão no interior, com painel totalmente redesenhado que antecipa o estilo que os próximos modelos da marca terão. As linhas mais arredondadas e sóbrias foram substituídas por linhas mais retas e superfícies mais trabalhadas, de aspecto tridimensional, com painel frontal revestido em couro combinando com os painéis das portas, novas saídas de ar e detalhes em alumínio.
Neste setor destaca-se o enorme ecrã táctil de 10,1” do sistema multimédia Uconnect. Claro, mantém os assistentes de direção presentes nas séries anteriores, com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência e sistema de manutenção de faixa, entre os principais itens.
Novidades
Mecanicamente, a outra grande novidade foi a incorporação do motor Firefly 1.3 turbo a gasolina (T270), que desenvolve 180 cv e 270 Nm de torque e está associado à transmissão automática de 6 marchas, mantendo o motor 2.0 Multijet turbodiesel de 170 cv e 350 Nm. de torque, exclusivo para a versão Trialhawk.
Menção especial para a variante híbrida plug-in 4xe, que combina o motor 1.3 turbo a gasolina com um elétrico com o qual desenvolve em conjunto 240 cv e pode percorrer até 50 km em modo zero emissões. A expectativa é que posteriormente adicione também o novo motor 2.0 turbo de 272 cv em duas novas versões.