Cadê a aposentadoria? 6 motores antigos que ainda movem veículos novos no Brasil

Com a busca por eficiência e modernidade, alguns motores antigos ainda persistem no mercado brasileiro devido ao baixo custo e simplicidade.

No cenário automobilístico atual, marcado por avanços tecnológicos como downsizing e turbo, alguns motores antigos ainda resistem firmes e fortes. Esses conjuntos mecânicos, apesar de sua antiguidade, continuam equipando veículos modernos disponíveis no mercado brasileiro.

Embora a inovação seja um fator crucial na indústria automotiva, certos motores tradicionais ainda são usados devido ao custo-benefício que oferecem. Com leves atualizações ao longo dos anos, essas unidades se mantêm relevantes para as empresas.

Motores antigos em destaque

Abaixo, listamos cinco motores que, embora ultrapassados, continuam em circulação no Brasil. Essas máquinas são características de veículos de passeio e SUVs, excluindo picapes e comerciais leves.

1. e.torQ da Stellantis

Originário da parceria entre BMW e Chrysler, o motor E.torQ se tornou parte da FCA. Equipando modelos como Argo e Renegade, ainda persiste no mercado, apesar da chegada de novas opções.

2. Família I da GM

O motor da Família I, lançado em 1994 no Brasil, equipou o primeiro Corsa com injeção eletrônica. Apesar de sua idade, ainda é encontrado em veículos como Joy e Spin.

3. EA111 da Volkswagen

Lançado em 1996, o EA111 da Volkswagen substituiu o CHT. Equipando modelos como Gol e Voyage, este motor demonstrou confiança e robustez ao longo dos anos.

4. Fire da Fiat

Introduzido em 1985, o motor Fire da Fiat ainda equipa modelos como Mobi, Uno e Strada. Esse sistema começou a operar no Brasil em 2000 e, mesmo após 35 anos, continua competindo no mercado.

5. 4B11 da Mitsubishi

Embora defasado, o motor 4B11 da Mitsubishi ainda impulsiona SUVs como o ASX. Introduzido em 2005, é um dos primeiros motores da marca com variação MIVEC.

6. Theta da Hyundai

O motor Theta, apresentado pela marca em 2004, equipa o ix35. Apesar de sua tecnologia ser antiga, continua sendo o coração do SUV da Hyundai no Brasil.

Apesar da presença de motores mais eficientes, como a nova linha GSE, muitos motores antigos continuam relevantes. Isso destaca a resiliência e a capacidade das montadoras de adaptar tecnologias antigas às necessidades atuais.

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