Motoristas não têm 1 minuto de paz: preço do pneu pode SUBIR até 16%

O aumento do Imposto de Importação sobre pneus pela Camex pode impactar a economia e tornar produtos nacionais mais competitivos.

No dia 18 de setembro, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou um aumento na alíquota do Imposto de Importação sobre pneus para automóveis de passeio, elevando-a de 16% para 25%. Esta medida foi solicitada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) e poderá elevar o custo dos pneus importados em até 16%. Além disso, a economia do país deverá enfrentar um impacto inflacionário projetado entre 0,1% e 0,2%.

A mudança visa proteger a indústria nacional, que enfrenta forte concorrência de produtos estrangeiros. No entanto, a decisão levantou preocupações sobre suas consequências econômicas. O aumento torna o mercado brasileiro mais desafiador para importadores e consumidores, que já lidam com custos crescentes.

O impacto econômico abrangente

Foto: Shutterstock

A elevação do imposto de importação não apenas encarece os pneus vindos do exterior, mas também confere uma vantagem competitiva aos produtos nacionais. Essa estratégia busca fortalecer a indústria local, afetada pela concorrência externa. No entanto, especialistas alertam para um possível aumento nos custos de manutenção de veículos e na pressão sobre o bolso dos consumidores.

Segundo o Correio Braziliense, Samer Nasser, diretora de Relações Institucionais da Sunset Tires, criticou a decisão da Camex. Ela questionou a justificativa de “concorrência desleal” da ANIP, destacando que o custo médio de produção no Brasil, segundo o relatório publicado pela Charles River Associates, é competitivo. Enquanto o custo de insumos é de US$ 1,63 (R$ 9,28) por quilo no Brasil, os pneus importados custam cerca de US$ 2,90 (R$ 16,51) por quilo.

Apesar do aumento para pneus de passeio, a Camex optou por não aplicar a mesma medida aos pneus para caminhões e ônibus. A decisão visa atender ao apelo dos transportadores, preocupados com o impacto econômico. Essa exclusão foi recebida como um alívio para o setor de transporte, que já enfrenta desafios financeiros.

Perspectivas de aumento

Com o novo imposto, é essencial buscar soluções que minimizem os efeitos sobre os consumidores. A promoção de um mercado competitivo justo pode equilibrar os interesses de fabricantes e usuários. Investir em inovações e alternativas no setor pode ajudar a reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos.

O envolvimento de todas as partes interessadas no processo de decisão pode levar a políticas fiscais mais equilibradas. O futuro do mercado de pneus dependerá da capacidade de promover a competitividade e beneficiar a economia como um todo.

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