Parece óbvio, mas não é! Onde devo colocar os pé e as mãos enquanto estou dirigindo?

Erro de posicionamento dos pés e mãos ao dirigir pode causar desgastes prematuros no veículo, alertam especialistas.

Você sabe como posicionar corretamente as mãos e os pés ao dirigir? Apesar de parecer trivial para muitos motoristas, essa prática ainda levanta dúvidas. De acordo com especialistas, até mesmo os motoristas mais experientes cometem erros que podem resultar em desgastes prematuros nos componentes do veículo.

Algumas práticas consideradas inofensivas podem, na verdade, ser prejudiciais à segurança e ao bom funcionamento do automóvel.

Um exemplo comum é o hábito de manter o pé esquerdo levemente apoiado no pedal da embreagem e a mão direita sobre a alavanca de câmbio. Embora muitos não percebam, essas ações geram impactos negativos no automóvel, comprometendo a longevidade das peças.

Onde colocar o pé e a mão durante a direção?

Foto: Vera Petrunina/Shutterstock

Para especialistas em direção, mesmo uma leve pressão no pedal da embreagem pode ser prejudicial. Obstáculos e irregularidades na pista fazem com que o pé force o pedal, desgastando o sistema de embreagem.

Este desgaste afeta significativamente componentes como o disco, o rolamento e a placa de pressão. Da mesma forma, apoiar a mão na alavanca de câmbio exerce uma pressão desnecessária sobre o trambulador, especialmente em superfícies irregulares.

Neste caso, a orientação é clara: o pé esquerdo deve repousar no descanso, tocando a embreagem apenas quando necessário. As mãos, por sua vez, devem estar sempre no volante.

Essas práticas garantem um melhor controle do veículo e evitam danos aos componentes internos. Além disso, asseguram uma resposta mais eficaz em situações de emergência.

Dicas práticas

Veja qual é a posição correta do pé e das mãos durante a direção e não erre mais daqui para frente.

  • Mantenha o pé esquerdo no descanso, use a embreagem só quando necessário.
  • Mãos posicionadas no volante garantem mais segurança e controle.

Adotar esses simples ajustes no modo de dirigir pode prolongar a durabilidade dos componentes do carro e proporcionar uma condução mais segura e eficiente.

Tais dicas reforçam a importância de hábitos corretos ao volante para a preservação do veículo e a segurança do motorista.

você pode gostar também