‘Zero estrela’: 7 carros se deram mal no teste de segurança do Latin NCAP
Avaliações do Latin NCAP revelam desafios e progressos na segurança automotiva nacional, destacando-se a Mitsubishi L200 Triton e preocupações com modelos da Citroën.
Recentemente, a Mitsubishi L200 Triton se destacou ao alcançar cinco estrelas nos rigorosos testes do Latin NCAP. Este é um marco importante, pois a versão anterior do modelo, de 2019, havia recebido uma classificação insatisfatória. Essa conquista reflete avanços tecnológicos e melhorias significativas na segurança veicular.
Por outro lado, os testes revelaram resultados preocupantes para modelos da Citroën. Tanto o C3 Aircross quanto o hatch C3 receberam avaliação de zero estrelas. Esses resultados levantam preocupações sobre a segurança dos ocupantes, especialmente das crianças, devido à impossibilidade de desativar o airbag do passageiro.
Os chamados “crash-tests” são realizados para avaliar a resistência estrutural dos veículos, impactando diretamente na proteção de motoristas e passageiros. A classificação varia de zero a cinco estrelas, sendo as cinco estrelas indicativas de excelente proteção em colisões.
Impactos preocupantes nos testes
1. Citroën C3 Aircross e C3
Citroën C3 Aircross (Foto: Divulgação/Citroën)
Os resultados foram semelhantes para ambos os modelos, com preocupações específicas relacionadas ao tórax e aos joelhos do motorista. A segurança das crianças é comprometida pela instalação inadequada das cadeirinhas devido ao airbag fixo.
2. Jac E-JS1
Foto: Divulgação/Jac
Este modelo elétrico apresentou deficiências críticas na proteção do tórax e na estrutura geral do habitáculo durante os impactos. Falhas no manual do veículo também dificultaram a instalação correta das cadeirinhas infantis.
3. Renault Duster
A avaliação destacou a falha em suportar impactos mais intensos e o vazamento de combustível após a colisão. A proteção às crianças foi insuficiente, com impactos significativos na cabeça em caso de rebote.
Outros modelos em análise
Confira abaixo uma lista de veículos que também apresentaram algumas falhas de segurança durante os testes:
- Fiat Argo e Cronos: riscos no tórax e pernas do motorista e nas instruções para cadeirinhas.
- Kia Sportage: dificuldades na desconexão do airbag para cadeirinhas voltadas para trás.
- Hyundai HB20: problemas no tórax e pescoço tanto em impactos frontais quanto laterais.
- Ford Ka Hatchback e Sedã: proteção inadequada em impactos laterais e problemas com o airbag.
Os resultados dos testes do Latin NCAP destacam a importância de aprimorar a segurança nos veículos comercializados no Brasil.
Enquanto alguns modelos, como a Mitsubishi L200 Triton, demonstram avanços, outros ainda precisam de melhorias significativas para garantir a proteção adequada aos ocupantes e, especialmente, às crianças.
A implementação de airbags adequadamente desativáveis e manuais informativos pode ser crucial para elevar os padrões de segurança nos automóveis vendidos no país.