Carro da Tesla é considerado o seminovo MENOS confiável; entenda o caso

Estudo revela que o Tesla Model 3 lidera em defeitos entre carros seminovos, segundo inspeção obrigatória no país.

Nos últimos dias, um levantamento revelou que o Tesla Model 3 se destaca na lista de veículos seminovos menos confiáveis na Alemanha. A análise, baseada em testes obrigatórios realizados no país, destacou a quantidade significativa de falhas encontradas no modelo. Surpreendentemente, a Tesla, que já havia sido apontada como a fabricante com os custos operacionais mais baixos, enfrenta agora desafios em termos de confiabilidade.

A Alemanha impõe o teste TÜV como requisito para todos os veículos usados, a cada dois anos, após três anos de fabricação. Essa avaliação minuciosa examina desde a estrutura do carro até os freios e o sistema de iluminação. É uma maneira rigorosa de assegurar a segurança e a eficiência dos veículos em circulação.

O Tesla Model 3, contudo, apresentou um número elevado de falhas, principalmente nos sistemas de freios, luzes e suspensão. A alta taxa de defeitos verificada no modelo comprometeu seu desempenho na avaliação. Essa situação se repetiu nas categorias de 2 a 3 e de 4 a 5 anos de uso, colocando-o no posto de seminovo com mais deficiências.

TÜF: desafios para os veículos elétricos

Os veículos elétricos, incluindo o Tesla Model 3, enfrentam desafios específicos no teste TÜV. O peso adicional das baterias afeta diretamente a suspensão e os freios. Além disso, a recuperação de energia, característica dos EVs, reduz a demanda sobre os freios, resultando em menor eficiência.

Além dos freios, as luzes constituem outro ponto crítico para o Model 3. A inspeção revelou defeitos significativos na iluminação, indicando problemas na manutenção. Joachim Bühler, da TÜV Association, salientou que a alta quilometragem não camufla esses problemas, reforçando a necessidade de atenção redobrada.

Tesla Model 3 (Foto: Divulgação/Tesla)

Comparativo com outros modelos elétricos

O estudo apontou que veículos elétricos derivados de modelos a combustão, como o VW e-Golf e o Mini Cooper SE, apresentaram menos falhas. Estes registraram índices de confiabilidade superiores aos EVs desenhados do zero, como o Renault Zoe e o Tesla Model 3. Essa adaptação parece favorecer a solidez estrutural e funcional.

A análise dos resultados do teste TÜF sublinha a importância da manutenção e da revisão contínua dos modelos elétricos. Mesmo veículos com baixo custo de operação, como os da Tesla, devem priorizar a confiabilidade para garantir uma experiência segura e eficiente para os consumidores.

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