Chevrolet anuncia recall de picape que custa mais de R$ 500 mil após identificar defeito GRAVE

A General Motors anunciou recall para modelos Silverado e Sierra devido a problemas na tampa traseira Multi-Flex, afetando a segurança de milhares de veículos.

A recente inovação da Chevrolet, a tampa Multi-Flex da Silverado 2025, já é alvo de recall nos Estados Unidos. A General Motors (GM) identificou problemas na abertura inesperada dessa tampa, um item adicionado em modelos de 2025 da picape. Com funções diversificadas, a tampa prometia praticidade, mas agora suscita preocupações de segurança.

Nos EUA, a tampa da Silverado e do modelo relacionado GMC Sierra enfrentou um recall significativo. Oferecida no mercado estadunidense há anos, a solução Multi-Flex visava facilitar o uso da caçamba. Contudo, a funcionalidade inovadora revelou falhas, resultando em uma ampla campanha de correção.

No Brasil, a Chevrolet lançou a Silverado com a tampa Multi-Flex em novembro. O modelo é vendido por R$ 548.090 e ainda não registrou problemas similares aos reportados nos EUA. A decisão sobre um potencial recall no Brasil ainda não foi anunciada.

Problemas de funcionamento

A GM relatou que a tampa Multi-Flex pode se abrir sozinha devido a uma falha no sistema de travamento elétrico. A infiltração de água pode causar danos no interruptor que controla a trava, permitindo a abertura inesperada da tampa traseira. Isso representa riscos, especialmente ao transportar cargas soltas ou puxar reboques.

Em fevereiro, a GM incluiu 323.232 unidades da Silverado HD e GMC Sierra HD no recall. Recentemente, outros 132.037 veículos, fabricados em 2024, foram adicionados. O problema afeta modelos com travamento elétrico na caçamba, independentemente da configuração de cabine ou tração.

Chevrolet Silverado (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Resolução proposta, inclusive no Brasil

Para solucionar o problema, a GM propôs a substituição dos interruptores defeituosos por modelos mais resistentes à água. A empresa já recebeu 237 reclamações, mas nenhum acidente ou ferimento foi registrado. As portas traseiras não destravam com os veículos em movimento, garantindo certa segurança.

Embora o problema ainda não tenha sido identificado no Brasil, a situação permanece sob vigilância. A Chevrolet do Brasil ainda não anunciou se seguirá os passos do recall americano. Proprietários devem permanecer atentos aos comunicados da marca.

você pode gostar também