Será que ele volta? Nova geração do Fiat Doblò é registrada no Brasil
Fiat Doblò, conhecido por sua praticidade, tem nova geração registrada no Brasil ao lado do Citroën Berlingo e Peugeot Partner.
Famoso por sua funcionalidade, o Fiat Doblò conquistou o público brasileiro por 20 anos antes de sair de linha em 2021. Lançado em 2001, o modelo teve apenas uma geração, apesar das mudanças estéticas adotadas pela marca.
Recentemente, uma nova versão do carro foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), reacendendo expectativas sobre seu retorno.
O registro do Doblò no Brasil veio junto com os modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner, todos da Stellantis. Esses utilitários compartilham a mesma estrutura, diferenciando-se apenas em detalhes de acabamento. Os desenhos patenteados mostram versões tanto para passageiros quanto para furgões.
Trio Fiat Doblò, Citroën Berlingo e Peugeot Partner foi registrado no Inpi (Foto: Reprodução)
A estratégia de compartilhamento de plataforma já é comum entre as marcas Stellantis no Brasil. Modelos como Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert são exemplos nas vans médias, enquanto Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper dominam as grandes.
No segmento de entrada, destacam-se o Fiat Fiorino e o Peugeot Partner Rapid.
Especificações e desempenho
Esses utilitários estão disponíveis em versões elétricas no mercado europeu, com autonomia de até 330 km, velocidade máxima de 135 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 11,2 segundos.
Existem também opções de motores a combustão, como o 1.2 a gasolina com 110 cv e o 1.5 a diesel em duas versões, de 100 cv e 130 cv, sendo a última com câmbio automático.
O novo Doblò possui dimensões robustas: 4,40 metros de comprimento, 2,10 m de largura e 1,81 m de altura. A distância entre eixos é de 2,75 m, com capacidade de carga de até 1.005 kg, variando conforme a versão. A área de carga suporta até 3.000 litros.
Possibilidades para o mercado brasileiro
Embora o registro no Inpi represente uma proteção contra pirataria, ele não garante a comercialização do modelo no Brasil. A Stellantis ainda não confirmou planos de lançar a nova geração no mercado nacional.
Caso lançado, o Doblò enfrentaria concorrentes como o Renault Kangoo, atualmente vendido por R$ 122.400.