Nova tecnologia promete mudar tudo: ‘recarga instantânea’ chega aos carros elétricos

Novo sistema de troca rápida de baterias permitirá recargas em apenas cem segundos, revolucionando o uso de veículos elétricos.

O tempo de carga das baterias é um dos principais obstáculos para a popularidade dos carros elétricos. Mesmo com carregadores potentes disponíveis no mercado, o processo pode levar mais de uma hora, o que limita a praticidade desses veículos.

A CATL (Contemporary Amperex Technology), gigante chinesa no setor de baterias, desenvolveu uma solução inovadora para resolver o problema. O sistema permite a troca de baterias descarregadas por carregadas, possibilitando recargas em cerca de cem segundos.

O novo avanço, que promete revolucionar o setor, foi apresentado durante a conferência Choco-Swap, em Xiamen.

Economia de tempo e eficiência

A nova tecnologia da empresa chinesa promete reduzir significativamente o tempo de recarga de carros elétricos. O sistema de troca rápida permite que as baterias sejam substituídas em segundos, o que facilita o uso dos modelos, equiparando-o ao abastecimento tradicional.

A solução não é totalmente inédita, mas agora foi aprimorada. Introduzida na China em 2022, a abordagem foi ampliada para escalas maiores, como estações de troca padronizadas que visam facilitar a adoção por montadoras.

A CATL introduziu duas baterias padronizadas, os modelos #20 e #25, que são adaptáveis a diversos veículos e utilizam tecnologias LFP e NMC.

A versão #20 LFP é feita de fosfato de ferro-lítio e tem capacidade de 42 kWh, além de autonomia de aproximadamente 400 km. Já a variante #20 NMC entrega 52 kWh e alcance de até 500 km, sendo feita com óxido de cobalto, manganês, níquel e lítio.

No caso da bateria #25 LFP, são 56 kWh e 500 km. A última opção, #25 NMC, entrega capacidade de 70 kWh e autonomia de 600 km.

Impacto no mercado e futuro das recargas

A grande vantagem dos novos produtos está no tempo similar ao do abastecimento tradicional. A troca é vantajosa para viagens longas e frotas comerciais, onde a propriedade da bateria é menos importante.

Apesar da novidade, o sistema de substituição rápida pode ser temporário. Especialistas acreditam que o avanço das tecnologias de recarga ultrarrápida e baterias de alta densidade energética tornará desnecessário o uso das estações de troca.

A CATL planeja inaugurar mil estações de troca de bateria na China em 2025 e alcançar 30 mil estações até 2030. O custo de assinatura do serviço é de 369 yuans mensais, cerca de R$ 315.

Desse modo, a inovação da CATL pode transformar a recarga de veículos elétricos. Ao reduzir o tempo de abastecimento, o sistema promete facilitar a adoção desses veículos pelo consumidor global.

você pode gostar também