Proconve L8: carros à combustão vão sumir do Brasil?

Proconve L8, em vigor desde janeiro de 2025, redefine padrões de emissão de veículos, incentivando eletrificação e inovação na indústria automotiva do Brasil.

Em 1º de janeiro de 2025, entrou em vigor a nova fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve L8. Essa legislação estabelece normas mais rigorosas para a emissão de poluentes por automóveis no Brasil, impactando diretamente a indústria automotiva nacional. Baseada na Resolução 492 de 2018 do Conama, a iniciativa visa alinhar o Brasil aos padrões internacionais de sustentabilidade e controle ambiental.

Essas mudanças drásticas prometem transformar a produção automotiva no país, estimulando o uso de tecnologias avançadas e sustentáveis. As medidas exigem adaptações significativas, como a implantação de motores híbridos e soluções aerodinâmicas inovadoras. A expectativa é que, até 2025, essas novas diretrizes se traduzam em veículos mais eficientes e menos poluentes nas ruas brasileiras.

Redução das emissões: foco do Proconve L8

Foto: Shutterstock

A principal meta do Proconve L8 é a diminuição dos limites de emissões de poluentes, aproximando-se das normas europeias. A redução ocorre em três etapas, sendo a primeira já em vigor. Outras seguirão em 2027 e 2029.

Fernando de Oliveira Júnior, da Bosch América Latina, destaca que os limites para gases orgânicos e óxidos de nitrogênio (Nmog + NOx) caíram cerca de 37%, enquanto o monóxido de carbono (CO) foi reduzido em torno de 40%.

Uma inovação crucial do Proconve L8 é a introdução dos testes de emissões em condições reais de tráfego, conhecidos como Real Drive Emissions (RDE). A partir de 2025, as emissões reais não poderão dobrar as medidas de laboratório. Em 2027, esse limite se tornará 1,5 vez, segundo o professor Clayton Zabeu, do Instituto Mauá.

Impacto na eletrificação e novos investimentos

A adaptação às normas do Proconve L8 exigirá investimentos significativos das montadoras. Fernando de Oliveira Júnior ressalta que, entre 2025 e 2032, as reduções serão periódicas, proporcionando previsibilidade. As montadoras deverão investir em laboratórios e tecnologias para atender aos prazos estabelecidos.

Montadoras terão que investir em tecnologias de pré-tratamento, pós-tratamento e eletrificação. Essas soluções vão desde melhorias na combustão até sistemas híbridos, como os da Fiat e Toyota. Em 2025, o Brasil deve ver cerca de 60 lançamentos de veículos híbridos e elétricos.

Carros e motores descontinuados

Carros:

  • Toyota Yaris
  • Citroën C4 Cactus
  • Chevrolet Cruze

Motores:

  • Audi 1.4 TFSI
  • Chevrolet 1.4 Ecotec turbo
  • Fiat 1.0 Fire

O Proconve L8 representa um marco na evolução da indústria automotiva brasileira. Além de incentivar a inovação tecnológica e a eletrificação, a nova legislação promete reduzir significativamente as emissões de poluentes, beneficiando o meio ambiente e alinhando o Brasil às tendências globais de sustentabilidade.

*Com informações de Autoesporte

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