SUV elétrico Avatr 11 da Huawei e CATL é avistado no Brasil; o que esperar do modelo?
Avatr 11, SUV elétrico chinês, é avistado circulando no Brasil, gerando expectativas sobre possível lançamento.
Nos últimos dias, a conta do Instagram @placaverde divulgou imagens exclusivas do Avatr 11, um SUV elétrico que surpreende pelo design futurista e tecnologia de ponta. O flagra do modelo em circulação em solo brasileiro alimenta especulações de um possível lançamento no país.
O Avatr 11 é resultado de uma aliança entre as gigantes chinesas Changan, CATL e Huawei. A Changan é uma das maiores montadoras da China, enquanto a CATL é a maior fornecedora mundial de baterias.
A Huawei, por sua vez, é responsável pela impressionante tecnologia embarcada do veículo.
Avatr 11: design e inovação tecnológica
Medindo 4,88 metros de comprimento, o Avatr 11 apresenta um design aerodinâmico com linhas minimalistas. As portas traseiras, quase planas, são destaque, assim como os três sensores LiDAR desenvolvidos pela Huawei, que oferecem sistemas avançados de assistência ao motorista.
Foto: @placaverde/Instagram/Reprodução
Internamente, o SUV mantém o mesmo padrão de sofisticação, com acabamento premium. Configurado para acomodar quatro ou cinco passageiros, possui três telas no painel e um elemento em formato de turbina que responde a comandos de voz.
Desempenho e autonomia
Equipado com dois motores elétricos da Huawei, o Avatr 11 tem uma potência de 586 cavalos e 66,1 kgfm de torque, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Há também uma versão monomotor, destinada ao mercado interno chinês.
As baterias da CATL oferecem capacidades de 90 kWh e 116 kWh, possibilitando uma autonomia de até 710 km no ciclo chinês CLTC. Essa autonomia pode variar em relação a padrões como o WLTP.
Lançamento do Avatr 11 no mercado brasileiro
Embora ainda não haja confirmações oficiais, a presença do Avatr 11 no Brasil sugere um interesse em explorar o mercado nacional.
Se lançado, pode atrair consumidores de veículos elétricos premium, competindo com modelos como o Zeekr 001.
Com a ofensiva chinesa de carros elétricos, modelos cada vez mais tecnológicos entram na disputa pela preferência dos consumidores. A pergunta que fica é se o mercado brasileiro tem potencial para recepcionar essas inovações.