O adeus de Neymar: jogador pode ficar sem seus carrões da Arábia Saudita?

A volta de Neymar ao Santos traz à tona uma questão intrigante: o que fazer com sua coleção de carros luxuosos adquirida no exterior?

Neymar está de volta ao Brasil após 12 anos jogando fora do país. Em 2023, ele trocou o PSG pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde acumulou uma fortuna e uma coleção de carros luxuosos. Dentre as aquisições, destaca-se o Rolls-Royce Ghost, além de veículos de marcas como Lamborghini, Bentley, Aston Martin e Mercedes-Benz.

Com o retorno ao Santos, o craque enfrenta um dilema. No Brasil, desde 1993, a importação de veículos usados é restrita, exceto para carros de coleção com mais de 30 anos, o que não inclui suas aquisições. Neymar, portanto, deve reestruturar sua frota para que possa utilizá-la em território nacional.

Regras de importação de veículos usados no Brasil

Segundo a Portaria 249/2023, a importação de carros usados é possível para fins culturais ou de coleção. Além disso, brasileiros com deficiência e servidores públicos em missão podem trazer seus veículos, desde que respeitem condições específicas.

  • Carros de coleção e exceções

Carros de coleção devem ter mais de 30 anos para serem importados. Outras exceções incluem veículos adaptados para brasileiros com deficiência e para servidores públicos retornando de missões em países com restrições de venda de automóveis.

Frota luxuosa de Neymar na Arábia Saudita

  • Bentley Continental GT: Motor W12 6.0 biturbo, preço estimado em R$ 4 milhões.
  • Aston Martin DBX: SUV com motor V8 4.0, custo de R$ 3,5 milhões.
  • Lamborghini Huracán: Motor V10 5.2, avaliado em mais de R$ 5 milhões.
  • Mercedes-Benz Classe G: Ícone de luxo com versões como o AMG G 63, custando cerca de R$ 1.989.900 no Brasil.

Esses carros de luxo foram parte da negociação de Neymar com o Al-Hilal, destacando o peso desse patrimônio em sua carreira internacional.

Bentley Continental GT (Foto: Divulgação/Bentley)

Futuro de Neymar e sua frota internacional

Com contrato com o Santos por seis meses, Neymar poderá voltar ao exterior em 2025. Caso retorne ao Brasil como visitante, poderá trazer um veículo por até 90 dias. Contudo, a burocracia pode tornar isso desvantajoso.

Neymar enfrenta desafios logísticos ao conciliar sua paixão por carros com as restrições brasileiras. Seu retorno ao Santos não apenas movimenta o futebol, mas também impõe questões sobre seus bens de luxo adquiridos no exterior.

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