Volkswagen elimina faróis de neblina em 2 modelos 2025: por que isso aconteceu?
Volkswagen adota mudanças no design de seus veículos, eliminando faróis de neblina para otimizar desempenho. Entenda as mudanças!
Nos últimos lançamentos da Volkswagen, percebe-se uma tendência crescente: a ausência dos tradicionais faróis de neblina. Modelos como o T-Cross e o Nivus passaram por atualizações significativas, deixando de lado esse equipamento. Tal mudança despertou a curiosidade dos consumidores.
O Nivus, por exemplo, que em sua linha 2025 manteve a motorização, apresenta alterações que incluem uma grade menor e uma barra iluminada ligando os faróis. A eliminação dos faróis de neblina foi justificada pela melhoria na aerodinâmica, resultando em maior eficiência.
Essas inovações surgem no contexto das novas exigências do Proconve L8, que começam a valer em 2025. A substituição dos faróis de neblina por entradas de ar no design dos veículos visa reduzir a resistência ao ar e melhorar o consumo de combustível, sem recorrer a motores híbridos.
Nivus 2025: economia e desempenho
Retirada dos faróis do Nivus buscou ajudar na aerodinâmica do modelo (Foto: Divulgação/Volkswagen)
O Nivus 2025 apresenta um desempenho aprimorado em termos de consumo. Segundo o Inmetro, os números atuais são 12,4 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada com gasolina.
Em testes realizados, as melhorias ficaram mais evidentes, atingindo 13,4 km/l em ambiente urbano e 16,8 km/l em rodovias. Com etanol, o desempenho também superou o das versões anteriores.
Confira abaixo o desempenho do Nivus:
- Consumo gasolina (cidade): 12,4 km/l;
- Consumo gasolina (estrada): 14,8 km/l;
- Consumo etanol (cidade): 8,6 km/l;
- Consumo etanol (estrada): 10,3 km/l.
Impacto nas condições climáticas
Embora os faróis de neblina sejam uma ferramenta valiosa em condições adversas, a Volkswagen destaca que os faróis de LED no Nivus 2025 cumprem eficazmente essa função. Dessa forma, o uso de luzes auxiliares torna-se dispensável.
Em suma, a adaptação dos veículos da Volkswagen reflete uma resposta eficiente às normas ambientais, equilibrando desempenho, economia e design moderno.
A decisão de eliminar os faróis de neblina pode ser vista como um passo em direção a um futuro automotivo mais sustentável.