Carros elétricos sobem em vendas no Brasil. Mas será que existem carregadores suficientes?
Brasil experimenta crescimento expressivo nas vendas de carros elétricos e amplia rede de carregadores, mas o equilíbrio entre oferta e demanda ainda é uma questão.
O Brasil vive uma aceleração no mercado de carros elétricos. Enquanto a presença desses veículos aumenta nas ruas, a infraestrutura de carregamento também acompanha a demanda crescente. Em 2024, quase 400 mil veículos eletrificados estavam em circulação.
A presença de carregadores em locais estratégicos, como shoppings e postos de gasolina, tem facilitado a transição para veículos elétricos. A crescente eletrificação é impulsionada por fabricantes como a BYD e por políticas de incentivo à sustentabilidade.
Entretanto, persiste a dúvida: o país possui pontos de carregamento suficientes para suportar essa tendência crescente? A expansão da infraestrutura parece acompanhar o ritmo, mas ainda há desafios a serem superados.
Expansão da infraestrutura de carregamento
Foto: Shutterstock
Em 2024, a quantidade de carregadores no Brasil cresceu 182%, alcançando 12,13 mil unidades. Isso representa um aumento significativo em comparação aos 4,3 mil carregadores em 2023. A Tupi, empresa de tecnologia em mobilidade elétrica, destaca que este crescimento é razoável.
A relação recomendada de 10 carros eletrificados para cada carregador público é considerada adequada. Atualmente, 204 mil dos 397 mil veículos eletrificados no Brasil são plug-in, exigindo conexão direta a um carregador para funcionamento completo.
Dilema entre oferta e demanda
O setor ainda debate se a demanda por veículos deve preceder ou seguir a expansão da infraestrutura de carregamento. Historicamente, os carros elétricos chegaram primeiro. O custo dos carregadores rápidos reduziu significativamente, de R$ 1 milhão em 2019 para R$ 250 mil atualmente.
Com apenas 1.516 pontos de recarga rápida, a ampliação dessa rede é crucial. A Tupi prevê um aumento significativo na potência instalada, com cerca de 2 mil novos carregadores rápidos até 2025. Isso deve elevar o total para aproximadamente 3.500 unidades.
Distribuição geográfica de carregadores
Mais de 5,14 mil carregadores estão concentrados no Sudeste, especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Em áreas urbanas densamente povoadas, há uma maior necessidade devido à falta de infraestrutura doméstica para recarga.
- Capitais: 2,36 mil carregadores.
- Interior: instalações mais fáceis devido à predominância de casas.
- Bahia: sétimo estado em número de carregadores, com expansão futura.
Com a chegada da BYD, que planeja produzir 300 mil veículos elétricos por ano, a Bahia se destaca. A adesão aos elétricos cresce, com mais estados fora do Sudeste investindo em infraestrutura.
Em 2023, as vendas de carros elétricos aumentaram 90,7%, com 93,9 mil unidades vendidas. Em 2024, houve um novo salto de 88,8%, totalizando 177,3 mil veículos. O Brasil caminha para uma eletrificação mais ampla, mas a infraestrutura deve continuar evoluindo para sustentar essa transformação.