Poeira de freio: nem os carros elétricos conseguirão resolver este tipo de poluição

Estudo revela que a poeira de freio é mais prejudicial à saúde do que as emissões dos escapamentos.

A qualidade do ar é uma preocupação crescente, sobretudo em áreas urbanas, onde a poluição pode causar sérios problemas de saúde.

Recentemente, um estudo inovador destacou a poeira de freio como uma ameaça maior do que as tradicionais emissões veiculares. Este achado alerta para a necessidade de novas regulamentações e soluções tecnológicas.

Embora os escapamentos dos veículos sejam frequentemente responsabilizados pela poluição, uma pesquisa publicada em fevereiro na revista Particle and Fibre Toxicology aponta que a poeira de freio representa um perigo ainda maior para os pulmões humanos. Essa descoberta sublinha a urgência de reavaliar as fontes de poluição do transporte rodoviário.

Resultados da pesquisa é preocupante

Foto: Shutterstock

  • Métodos utilizados

Para investigar o impacto da poeira de freio, cientistas cultivaram células que imitam o revestimento pulmonar humano. Em seguida, essas células foram expostas tanto à poeira de freio quanto à poeira de escapamento de diesel, revelando-se que a poeira de freio causa danos mais significativos.

  • Impactos à saúde

Os resultados mostraram que a poeira de freio afeta negativamente fatores associados a doenças pulmonares, como câncer e asma. A gravidade dos efeitos destaca a necessidade urgente de medidas mitigadoras.

Falta de regulamentação

Ao contrário das emissões do escapamento, a poeira de freio carece de regulamentação abrangente. Os autores do estudo, James Parkin e Matt Loxham, sugerem que a reformulação das pastilhas de freio pode ser uma solução, com evidências de que a remoção do cobre atenua os efeitos tóxicos.

No Reino Unido, pastilhas contendo amianto ainda são uma realidade, apesar do banimento em 1999 devido aos riscos pulmonares.

Desafios para carros elétricos

A transição para veículos elétricos, muitas vezes vista como uma solução para a poluição do ar, não resolve o problema da poeira de freio.

Na verdade, os veículos elétricos, por serem geralmente mais pesados, podem até aumentar a quantidade de poeira emitida. A frenagem regenerativa surge como uma opção para reduzir esse impacto, mas a frenagem por fricção ainda prevalece.

Com os resultados deste estudo, fica claro que a poluição do ar é um desafio multifacetado que requer soluções inovadoras e uma regulamentação mais rigorosa.

A compreensão dos diferentes aspectos da poluição automotiva é essencial para proteger a saúde pública e melhorar a qualidade do ar.

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