Desistiram da eletrificação total? VW e Audi manterão motores a combustão
Volkswagen revisa estratégia de eletrificação, adiando planos para 2033 devido ao relaxamento das normas de emissões.
A indústria automotiva está em um momento de reavaliação dos rumos da eletrificação. Embora a transição total para veículos elétricos fosse uma prioridade, diversos fatores têm levado fabricantes a reconsiderar seus prazos.
Recentemente, o relaxamento das normas de emissão nos Estados Unidos e na Europa impactou diretamente os planos de várias marcas.
A Volkswagen, que até então mantinha firme seu cronograma de eletrificação total na Europa até 2033, decidiu rever essa estratégia. A decisão considera o atual cenário de mercado e as normas regulatórias.
Fontes internas revelaram ao jornal alemão Handelsblatt que a marca fará um anúncio oficial sobre suas novas diretrizes no início de março.
Ajustes na linha de produção da VW
Com a mudança de planos, a Volkswagen manterá em linha seus motores a combustão atuais, e alguns modelos receberão atualizações para prolongar sua vida útil. O Golf de oitava geração é um exemplo de veículo que poderá coexistir com a futura nona geração, prevista para ser totalmente elétrica em 2030.
O caso do Polo também ilustra essa adaptação de estratégia. O hatch compacto, que deveria ter sido descontinuado por não atender às normas do Euro 7, continuará a ser comercializado após a União Europeia desistir de impor novos limites de emissões.
Impacto e reações dentro do grupo
Não é apenas a Volkswagen que está revendo os prazos. A Audi, parte do mesmo grupo, também manterá veículos a combustão em sua linha, abandonando a ideia de nomear carros elétricos com números pares e de combustão com ímpares.
É esperado que outras marcas do grupo, como Skoda e Seat, sigam decisões semelhantes.
Perspectivas futuras
Apesar dessas revisões, a União Europeia mantém os planos de proibir a venda de carros a combustão até 2035, plano que continuará a guiar os investimentos e desenvolvimentos futuros das montadoras.
Assim, a transformação completa para veículos elétricos ainda é uma realidade em construção para muitos fabricantes.