Novo VW Tera pode herdar detalhe do Polo no porta-malas – e isso pode ser um problema

Volkswagen Tera, com revelação prevista para março, pode adotar solução de abertura de porta-malas semelhante ao Polo, o que pode desagradar os consumidores.

O Volkswagen Tera, novo SUV da marca alemã, está programado para ser revelado no dia 2 de março. A data coincide com o domingo de Carnaval, uma data estratégica para atrair grande atenção do público.

A expectativa em torno do lançamento é alta, com o Tera prometendo ser uma opção atrativa no competitivo mercado de SUVs de entrada.

Recentemente, um flagrante chamou a atenção ao revelar detalhes do design do Tera, ainda antes de seu lançamento oficial.

O veículo, avistado sem camuflagem, destaca-se por suas lanternas interligadas e pela tampa traseira lisa, sugerindo uma ausência de botão de abertura do porta-malas. Essa característica pode ser um ponto negativo para consumidores exigentes.

A ausência de um botão na tampa traseira já é vista em modelos como o Volkswagen Polo Track. A abertura do compartimento de bagagem nesses casos é feita exclusivamente por meio da chave ou pela central multimídia.

Essa opção pode ser uma estratégia da Volkswagen para manter os custos do Tera competitivos frente a modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt.

Foto: Divulgação/Carscoops

Integração com a plataforma MQB A0

A decisão de compartilhar a plataforma MQB A0 com outros modelos da Volkswagen, como T-Cross e Nivus, pode ter influenciado na escolha pela solução de abertura do porta-malas.

Essa plataforma é a mesma utilizada pelo Polo Track, com o qual o Tera compartilhará a linha de produção em Taubaté, São Paulo.

O potencial volume do porta-malas do Tera ainda não foi confirmado, mas espera-se que seja próximo ao do seu equivalente indiano, que possui 446 litros de capacidade. Essa similaridade reforça a escolha por uma solução de abertura já existente na linha de produção.

Especificações e versões do Tera

O novo SUV deve chegar ao mercado com medidas semelhantes às do Skoda Kylaq, com 4,07 metros de comprimento, 1,75 metro de largura e 2,56 metros de entre-eixos. Em relação à altura, espera-se que seja superior, devido ao seu perfil de SUV.

O Tera terá duas versões principais: High e Comfort, sendo esta última a mais básica. Ambos os modelos contarão com o motor 170 TSI, 1.0 turbo flex de três cilindros, com 116 cavalos de potência e 16,8 kgfm de torque. As transmissões disponíveis serão manual de cinco marchas e automática de seis.

Posicionamento de mercado

Com um preço estimado entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, o Tera será posicionado como SUV de entrada da Volkswagen, abaixo dos modelos Nivus e T-Cross. A estratégia da marca é oferecer um veículo com bom custo-benefício, apesar das possíveis limitações em algumas funcionalidades, como a abertura do porta-malas.

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