‘Atestado de saúde’ para baterias de carros elétricos vira tendência no mercado

Montadoras inovam ao introduzir certificação de saúde para baterias de carros elétricos, aumentando a segurança e a confiança.

Com o crescimento do mercado de carros elétricos, surge a necessidade de garantir a saúde das baterias, um dos componentes mais caros e críticos desses veículos. Esse cenário levou as montadoras a planejar a introdução de um certificado que avalie o estado das baterias.

A intenção é evitar a depreciação significativa dos veículos eletrificados usados e proporcionar maior segurança ao consumidor.

Esse movimento busca resolver uma das principais preocupações dos compradores de veículos elétricos e híbridos usados: a condição da bateria.

Iniciativas das montadoras

Sem um diagnóstico claro, as oportunidades podem se transformar em problemas financeiros, tornando a revenda uma tarefa desafiadora. Assim, montadoras estão desenvolvendo serviços de diagnóstico que detalham o estado das baterias.

BYD e o diagnóstico veicular

A BYD está se preparando para lançar um serviço de diagnóstico de saúde da bateria ainda este ano. Atualmente, informações em tempo real do componente são exibidas na central multimídia, mas diagnósticos mais profundos requerem o equipamento VDS, disponível nas concessionárias.

A empresa pretende oferecer um laudo que certifique a capacidade da bateria.

Volvo e o Certificado de Bateria

A Volvo já deu passos significativos nesse sentido. No Brasil, o modelo EX30 já fornece dados sobre a bateria diretamente na central multimídia.

A marca também está desenvolvendo um Certificado de Bateria no âmbito do programa Volvo Selekt, que será lançado oficialmente assim que o sistema estiver plenamente funcional.

Tecnologia e expertise da Toyota

A Toyota, por sua vez, não oferece um certificado formal, mas suas concessionárias possuem a tecnologia necessária para avaliar o sistema híbrido.

O programa Toyota Seminovos Certificados e a garantia Toyota 10 são seus diferenciais, embora o estado da bateria não seja diretamente acessível pelo motorista.

Outras empresas

Empresas como a Caoa Seminovos também estão adotando ferramentas de diagnóstico para avaliar a vida útil dos veículos eletrificados. Embora não emitam um certificado formal, fornecem informações detalhadas ao comprador e oferecem garantia de um ano para seus seminovos.

Por outro lado, a GWM ainda não oferece diagnósticos do estado da bateria em suas concessionárias.

Importância e tendências

O mercado de veículos eletrificados usados está em expansão, e a transparência sobre o estado das baterias é cada vez mais crucial. Porém, para alguns especialistas, a recomendação ao consumidor é comprar modelos ainda na garantia, devido à complexidade dos sistemas elétricos.

Apesar do conselho, o custo das baterias tem diminuído, facilitando substituições e manutenções.

Com o tempo, espera-se que diagnósticos mais precisos e certificados acessíveis transformem a percepção sobre carros elétricos usados, eliminando o estigma de “caixa-preta”. Assim, a decisão de comprar um carro elétrico usado sem conhecer a condição da bateria tende a ser cada vez mais desfavorável.

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